Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864
Título: Imagens de mulheres nos livros didáticos de história (2018-2020)
Autor(es): Reis, Gabriel Silva dos
Orientador: Abrantes, Elizabeth Sousa
Membro da Banca: Cirino, Raissa Gabrielle Vieira
Data do documento: 2022-12-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como as mulheres estão representadas nos livros didáticos de história: Historiar - 6º Ano, dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, e História. Doc - do 9º Ano, dos autores Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheilla de Castro Faria e Daniela Buono Calainho, do Ensino Fundamental II, no período de 2018-2020. Os livros escolhidos são utilizados na rede pública de ensino e obtive contato quando fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2018 a 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é bibliográfica, visando debater a representação das mulheres nesses livros. A problemática parte da reflexão de analisar a figura feminina nos livros didáticos de história, interpretando como os livros didáticos incluem e analisam as mulheres nas suas narrativas como protagonistas de histórias, apresentando como agentes históricos.
Resumo: This study aims to understand how women are represented in the history schoolbooks: Historiar - 6th Year by Gilberto Cotrim and Jaimes Rodrigues.History. Doc of the 9th Year of Elementary II,by Ronaldo Vainfas,Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono Calainho, in the period 2018-2020. The books chosen are used in the public education network and I had contact when I was a scholarship student of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID) during the years 2018 to 2020. The methodology used in the research is bibliographic, aiming to discuss the representation of women in these books. The problematic starts from the reflection of analyzing the female figure in history schoolbooks, interpreting how schoolbooks include and analyze women in their narratives as protagonists of stories, presenting them as historical agents.
Palavras-chave: Livros Didáticos
História
Mulheres
Representação
História de gênero
Educação feminina
Textbooks
History
Women
Representation
Gender history
Female education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GABRIEL SILVA DOS REIS - HISTÓRIA UEMA 2022.pdfPDF1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.