Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Gabriel Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T19:42:17Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10 | - |
dc.date.available | 2024-12-10T19:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | Reis, Gabriel Silva dos. Imagens de mulheres nos livros didáticos de história (2018-2020). 2022. 72f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand how women are represented in the history schoolbooks: Historiar - 6th Year by Gilberto Cotrim and Jaimes Rodrigues.History. Doc of the 9th Year of Elementary II,by Ronaldo Vainfas,Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono Calainho, in the period 2018-2020. The books chosen are used in the public education network and I had contact when I was a scholarship student of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID) during the years 2018 to 2020. The methodology used in the research is bibliographic, aiming to discuss the representation of women in these books. The problematic starts from the reflection of analyzing the female figure in history schoolbooks, interpreting how schoolbooks include and analyze women in their narratives as protagonists of stories, presenting them as historical agents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | História de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Gender history | pt_BR |
dc.subject | Female education | pt_BR |
dc.title | Imagens de mulheres nos livros didáticos de história (2018-2020) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | REIS, G. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2501816826507078 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abrantes, Elizabeth Sousa | - |
dc.contributor.advisor1ID | ABRANTES, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4087-0057 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7559467621216584 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira | - |
dc.contributor.referee1ID | CIRINO, R. G. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9924974769240080 | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | RODRIGUES, M.S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4163-5865 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5967484351850407 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender como as mulheres estão representadas nos livros didáticos de história: Historiar - 6º Ano, dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, e História. Doc - do 9º Ano, dos autores Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheilla de Castro Faria e Daniela Buono Calainho, do Ensino Fundamental II, no período de 2018-2020. Os livros escolhidos são utilizados na rede pública de ensino e obtive contato quando fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2018 a 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é bibliográfica, visando debater a representação das mulheres nesses livros. A problemática parte da reflexão de analisar a figura feminina nos livros didáticos de história, interpretando como os livros didáticos incluem e analisam as mulheres nas suas narrativas como protagonistas de histórias, apresentando como agentes históricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História da educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - GABRIEL SILVA DOS REIS - HISTÓRIA UEMA 2022.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.