Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Gabriel Silva dos-
dc.date.accessioned2024-12-10T19:42:17Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2024-12-10T19:42:17Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationReis, Gabriel Silva dos. Imagens de mulheres nos livros didáticos de história (2018-2020). 2022. 72f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3864-
dc.description.abstractThis study aims to understand how women are represented in the history schoolbooks: Historiar - 6th Year by Gilberto Cotrim and Jaimes Rodrigues.History. Doc of the 9th Year of Elementary II,by Ronaldo Vainfas,Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono Calainho, in the period 2018-2020. The books chosen are used in the public education network and I had contact when I was a scholarship student of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching (PIBID) during the years 2018 to 2020. The methodology used in the research is bibliographic, aiming to discuss the representation of women in these books. The problematic starts from the reflection of analyzing the female figure in history schoolbooks, interpreting how schoolbooks include and analyze women in their narratives as protagonists of stories, presenting them as historical agents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectHistória de gêneropt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectGender historypt_BR
dc.subjectFemale educationpt_BR
dc.titleImagens de mulheres nos livros didáticos de história (2018-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDREIS, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2501816826507078pt_BR
dc.contributor.advisor1Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.contributor.referee1Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, M.S.pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4163-5865pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5967484351850407pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender como as mulheres estão representadas nos livros didáticos de história: Historiar - 6º Ano, dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, e História. Doc - do 9º Ano, dos autores Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheilla de Castro Faria e Daniela Buono Calainho, do Ensino Fundamental II, no período de 2018-2020. Os livros escolhidos são utilizados na rede pública de ensino e obtive contato quando fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante os anos de 2018 a 2020. A metodologia utilizada na pesquisa é bibliográfica, visando debater a representação das mulheres nesses livros. A problemática parte da reflexão de analisar a figura feminina nos livros didáticos de história, interpretando como os livros didáticos incluem e analisam as mulheres nas suas narrativas como protagonistas de histórias, apresentando como agentes históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistória da educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCiência políticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GABRIEL SILVA DOS REIS - HISTÓRIA UEMA 2022.pdfPDF1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.