Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3619
Título: A metodologia do ensino de Língua Portuguesa diante das diversidades linguísticas dos alunos do Ensino Fundamental do 8º Ano da escola Elano de Paula
Título(s) alternativo(s): The methodology of teaching Portuguese in light of the linguistic diversity of 8th grade elementary school students at Elano de Paula school
Autor(es): Vaz, Géssica Freitas
Orientador: Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz
Membro da Banca: Holanda, Maria Lúcia de Sousa
Membro da Banca: Cardoso, Maurílio Barros
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente Monografia tem como foco o ensino de Língua portuguesa e a diversidade linguística dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Elano de Paula. Conscientes da desvalorização das variações linguísticas que ocorrem dentro das escolas por parte dos professores, em especial os de Língua portuguesa, procura-se por meio da referida monografia analisar como ocorre o processo de ensino das normas padrão da Língua portuguesa diante desse fato e como os educadores trabalham essas diversidades linguísticas em sala de aula, pois, até hoje existe uma discriminação muito exacerbada com relação a essas variantes. Alguns professores ainda alimentam a ideia que a escola é um ambiente para se aprender somente o português padrão, menosprezando as variedades linguísticas de seus alunos, tratando-as como verdadeiros <erros= de português. Diante disso, faz-se necessário que se tenha consciência da importância da existência dessas diversidades linguísticas por parte dos professores para a partir daí repassarem a seus alunos como forma de valorização cultural, sendo dever do professor também orientá-los quanto as suas multiplicidades de uso.
Resumo: The present Monograph focuses on the teaching of Portuguese Language and the linguistic diversity of the students of the 8th grade elementary school of the Elano de Paula School. Aware of the devaluation of the linguistic variations occurring within the schools by the teachers, especially those of Portuguese Language, this monograph seeks to analyze how the teaching process of the standard Portuguese Language standards occurs in the face of this fact and how the educators work these linguistic diversities in the classroom, because, until today, there is a very exacerbated discrimination with respect to these variants. Some teachers still support the idea that the school is an environment to learn only standard Portuguese, neglecting the linguistic varieties of its students, treating them as true "errors" of Portuguese. Faced with this, it is necessary to be aware of the importance of the existence of these linguistic diversities on the part of the teachers to then pass on to their students as a form of cultural valorization, being the duty of the teacher also to guide them as to their multiplicities of use.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Diversidades
Linguística
Variação
Ensino
Variedades Linguísticas
Ensino Fundamental
Norma Padrão
Sala de aula
Família
Aluno
Educador
Portuguese language
Diversity
Linguistics
Variation
Teaching
Linguistic Varieties
Elementary Education
Standard Norm
Classroom
Family.
Student
Educator
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GÉSSICA FREITAS VAZ - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2017.pdfPDF-A400.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.