Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3579
Título: | Poemas de Florbela Espanca: a contribuição dos poemas de Florbela Espanca para o desenvolvimento da leitura e interpretação no 3º ano do ensino médio da escola Ayrton Senna |
Título(s) alternativo(s): | Poems by Florbela Espanca: the contribution of Florbela Espanca's poems to the development of reading and interpretation in the 3rd year of high school at the Ayrton Senna school |
Autor(es): | Bezerra, Jainara Coelho |
Orientador: | Fonseca, Samira Diorama da |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta proposta tem como foco os poemas de Florbela Espanca, como aliado a construção e desenvolvimento do leitor crítico reflexivo, e para a formação sociolinguística, cognitiva afetiva do mesmo. Desmistificando a ideia de que é impossível ler e interpretar poemas com adolescente. Mostrar que as poesias são bastante eficientes no processo de leitura, e é uma forma lúdica do professor açular nos alunos o interesse pela mesma. Abordar a importância da prática do professor referente à leitura de poesias, e suas necessidades de aprimoramento nas estratégias de leitura usada em sala de aula. O tema torna relevante para a educação porque nos leva a refletir sobre o ato de ler, que deve ser pautada por um processo de ação- reflexão, levando em consideração sua importância para a formação crítica e construtiva de todos os seres vivos. Enfatizar também que a literatura poética é uma demonstração de expressão espontânea, onde se fala o que sente e o que quer, e o leitor refletirá sobre essas expressões identificando-se com elas, ou discordando, e assim construir seus conhecimentos, pois é através da troca que ele acontece. Mostrar a realidade nas escolas de nível médio, as dificuldades de interpretação dos alunos, e avaliar o nível de leitura dos mesmos, e como o professor lidar com essa situação. Para que o objetivo proposto seja alcançado, foi realizado um experimento na Escola Ayrton Senna, do Município de Itapecuru Mirim, com os alunos do 3° ano do ensino médio do turno noturno. |
Resumo: | This proposal focuses on the poems of Florbela Espanca as ally the construction and development of reflective critical reader, and the sociolinguistic training, affective cognitive of it. Demystifying the idea that it is impossible to read and interpret poems with teenager. Showing that the poems are quite efficient in the reading process, and is a playful way the teacher incite students' interest in it. Addressing the importance of practicing teacher on the poetry readings, and their improvement needs in reading strategies used in the classroom. The theme is relevant for education because it leads us to reflect on the act of reading, which should be regulated by a process of action-reflection, taking into account its importance for critical and constructive training of all living beings. Emphasize also that the poetic literature is a demonstration of spontaneous expression, which speak what you feel what you want, and the reader reflect on these expressions identifying with them, or disagreeing, and thus build their knowledge, for it is through the exchange it happens. Show the reality in high schools, the difficulties of interpretation of the students, and assess the reading level of the same, and as the teacher handle this situation. For the proposed objective is achieved, an experiment was conducted at the School Ayrton Senna, the City of Itapecuru Mirim, with students of the 3rd year of high school the night shift. |
Palavras-chave: | Poemas Leitura Literatura Estratégias Interpretação Florbela Espanca Teoria da aprendizagem Poesia Poema Interpretação Poética Formação do Leitor Escola Ayrton Senna Itapecuru Mirim Poems Reading Literature Strategies Interpretation Florbela Espanca Learning theory Poetry Poem Poetic Interpretation Reader Training Ayrton Senna School Itapecuru Mirim |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JAINARA COELHO BEZERRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2015.pdf | PDF-A | 496.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.