Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Jainara Coelho-
dc.date.accessioned2024-11-18T18:05:42Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T18:05:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBEZERRA, Jainara Coelho. Poemas de Florbela Espanca: a contribuição dos poemas de Florbela Espanca para o desenvolvimento da leitura e interpretação no 3º ano do ensino médio da escola Ayrton Senna. 2015. 53f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3579pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3579-
dc.description.abstractThis proposal focuses on the poems of Florbela Espanca as ally the construction and development of reflective critical reader, and the sociolinguistic training, affective cognitive of it. Demystifying the idea that it is impossible to read and interpret poems with teenager. Showing that the poems are quite efficient in the reading process, and is a playful way the teacher incite students' interest in it. Addressing the importance of practicing teacher on the poetry readings, and their improvement needs in reading strategies used in the classroom. The theme is relevant for education because it leads us to reflect on the act of reading, which should be regulated by a process of action-reflection, taking into account its importance for critical and constructive training of all living beings. Emphasize also that the poetic literature is a demonstration of spontaneous expression, which speak what you feel what you want, and the reader reflect on these expressions identifying with them, or disagreeing, and thus build their knowledge, for it is through the exchange it happens. Show the reality in high schools, the difficulties of interpretation of the students, and assess the reading level of the same, and as the teacher handle this situation. For the proposed objective is achieved, an experiment was conducted at the School Ayrton Senna, the City of Itapecuru Mirim, with students of the 3rd year of high school the night shift.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoemaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectFlorbela Espancapt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectInterpretação Poéticapt_BR
dc.subjectFormação do Leitorpt_BR
dc.subjectEscola Ayrton Sennapt_BR
dc.subjectItapecuru Mirimpt_BR
dc.subjectPoemspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectFlorbela Espancapt_BR
dc.subjectLearning theorypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectPoempt_BR
dc.subjectPoetic Interpretationpt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.subjectAyrton Senna Schoolpt_BR
dc.subjectItapecuru Mirimpt_BR
dc.titlePoemas de Florbela Espanca: a contribuição dos poemas de Florbela Espanca para o desenvolvimento da leitura e interpretação no 3º ano do ensino médio da escola Ayrton Sennapt_BR
dc.title.alternativePoems by Florbela Espanca: the contribution of Florbela Espanca's poems to the development of reading and interpretation in the 3rd year of high school at the Ayrton Senna schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDBezerra, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290317538171477pt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Samira Diorama da-
dc.contributor.advisor1IDFonseca, S. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3078931606663707pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta tem como foco os poemas de Florbela Espanca, como aliado a construção e desenvolvimento do leitor crítico reflexivo, e para a formação sociolinguística, cognitiva afetiva do mesmo. Desmistificando a ideia de que é impossível ler e interpretar poemas com adolescente. Mostrar que as poesias são bastante eficientes no processo de leitura, e é uma forma lúdica do professor açular nos alunos o interesse pela mesma. Abordar a importância da prática do professor referente à leitura de poesias, e suas necessidades de aprimoramento nas estratégias de leitura usada em sala de aula. O tema torna relevante para a educação porque nos leva a refletir sobre o ato de ler, que deve ser pautada por um processo de ação- reflexão, levando em consideração sua importância para a formação crítica e construtiva de todos os seres vivos. Enfatizar também que a literatura poética é uma demonstração de expressão espontânea, onde se fala o que sente e o que quer, e o leitor refletirá sobre essas expressões identificando-se com elas, ou discordando, e assim construir seus conhecimentos, pois é através da troca que ele acontece. Mostrar a realidade nas escolas de nível médio, as dificuldades de interpretação dos alunos, e avaliar o nível de leitura dos mesmos, e como o professor lidar com essa situação. Para que o objetivo proposto seja alcançado, foi realizado um experimento na Escola Ayrton Senna, do Município de Itapecuru Mirim, com os alunos do 3° ano do ensino médio do turno noturno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturas Clássicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JAINARA COELHO BEZERRA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2015.pdfPDF-A496.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.