Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Ferreira Soares-
dc.creatorNunes Júnior, Vicente de Araujo-
dc.date.accessioned2024-11-13T17:54:05Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-13T17:54:05Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Ferreira Soares. Projeto do sistema de combate a incêndio de um terminal ferroviário. 2021. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Tecnológicas, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3555pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3555-
dc.description.abstractThe study developed in this document is based on a project to adequate a protection and firefighting system of a Railroad Terminal tanking area, following national and international safety standard requirements, codes and current laws, and propose a better solution to the present system, proposing to reduce operation (Opex) and deployment costs (Capex). The adequacy of this system was made for a mining company. As a way to introduce the fundamentals involved in the project, the Railroad Terminal area is featured, as well as, the current firefighting system, updates of technical standards and hydraulic analysis of gains in safety and efficiency in incident fighting. The objective of this work is to do a scientific development project, in which it was sought first to show a demand due to the expansion that has occurred in the tanking area over the years, and supply it with a project that adjust the firefighting and protection system according to the regulations of the mining company, the State Fire Department, and the technical Standards. During the theoretical frame, there is bibliographical research that comprises: The behavior of fire during the accident, extinguishing method, functioning of the firefighting systems, extinguishing agents, fluid mechanics, hydraulic analysis and technical standards. In the development, the sizing of the system in question, was made sizing and calculating some elements to use on a software that solve fluids mechanics and hydraulic analysis problems, to validate the project and allow to make some required changes. Therefore, the equipment and components of the current fire protection and firefighting system were analyzed, and consequently, there was a need to make changes to some of the equipments already installed keeping up only those who attended the project calculated herept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Combate a Incêndiopt_BR
dc.subjectTerminal Ferroviáriopt_BR
dc.subjectAnálise Hidráulicapt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectNormaspt_BR
dc.subjectFirefighting Systempt_BR
dc.subjectRailroad Terminalpt_BR
dc.subjectHydraulic Analysispt_BR
dc.subjectSizingpt_BR
dc.subjectStandardspt_BR
dc.titleProjeto do sistema de combate a incêndio de um terminal ferroviáriopt_BR
dc.title.alternativeFire fighting system design for a railway terminalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7234911482022364pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Amália Trindade de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969686611290176pt_BR
dc.contributor.referee1Barros Junior, José de Ribamar Ferreira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Ronyhelton Santana de-
dc.description.resumoO estudo desenvolvido neste documento se baseia em um projeto de adequação de um sistema de proteção e combate a incêndio da área de tancagem de um Terminal Ferroviário, visando atender as normativas de segurança nacionais, internacionais, códigos e leis vigentes, e propor uma solução facilitadora para o sistema atual, ligado diretamente à redução de custos de implantação (Capex) e operação (Opex). A adequação do sistema de combate a incêndio fora desenvolvida para uma empresa mineradora, sendo a solicitante do projeto. Como forma de esclarecimento dos fundamentos envolvidos nas premissas do projeto, é apresentada a área do Terminal Ferroviário, o sistema de combate a incêndio atual, as atualizações das normativas técnicas bem como uma análise hidráulica de ganhos em segurança e eficiência no combate ao sinistro. Durante o referencial teórico, há pesquisas bibliográficas que compreendem: O comportamento do fogo durante o acidente, método de extinção, funcionamento dos sistemas de combate a incêndio, agentes extintores, conceitos de análise hidráulica e mecânica dos fluidos e normas técnicas. Já no desenvolvimento, foram realizados cálculos suficientes para só então simular em um software que resolve problemas de análise hidráulica e de mecânica dos fluidos, validando o projeto e permitindo assim algumas mudanças necessárias. O objetivo deste trabalho é elaborar um projeto de desenvolvimento científico, no qual buscou-se, primeiramente, evidenciar uma demanda devido à ampliação ocorrida na área de tancagem no decorrer dos anos e suprir esta demanda com um projeto que adeque o SPCI, conforme os regulamentos da mineradora, o Corpo de Bombeiros do Estado e as Normas. Diante disso, foram analisados os equipamentos e componentes do sistema de proteção e combate a incêndio atual, e consequentemente, houve a necessidade de realizar alterações em alguns equipamentos já instalados, mantendo-se apenas aqueles que atendiam o projeto discorrido neste trabalhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GUSTAVO FERREIRA E VICENTE JUNIOR - ENG. MECÂNICA CCT UEMA 2021.pdfPDF A6.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.