Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411
Título: As tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em história: práticas e concepções docentes e discente
Título(s) alternativo(s): Information and communication technologies and the teaching and learning process in history: teaching and student practices and conceptions
Autor(es): Vieira, Simone Alves
Orientador: Abrantes, Elizabeth Sousa
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pesquisa se propõe discutir a recente inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de História, as conhecidas TICs. Contudo, o objeto central de discussão são os usos e as contribuições das TICs no processo de ensino aprendizagem de História a partir das práticas e concepções docentes e discentes.. Estas tecnologias, por estarem diretamente inseridas, de todas as formas no cotidiano de milhares de internautas, acabaram ganhando um grande espaço de atuação no ambiente escolar, o que, aliás, se tornou uma exigência, fruto das próprias demandas sociais. Afinal, toda uma sociedade, independentemente de faixas etárias vive conectada ao mundo virtual. No caso do ensino de História, o uso se torna ainda mais necessário, uma vez que as questões do passado precisam estar conectadas com este presente, que cada vez mais quer ser futuro. Por isso, focamos especificamente em quais tem sido as contribuições das TICs no ensino de História, partindo do trabalho de campo em duas escolas da Rede Básica de ensino de São Luís.
Resumo: The research aims to discuss the recent insertion of new information and communication technologies in the teaching of history, the known ICTs. However, the main object of discussion is the uses and contributions of ICTs in the process of teaching history learning from the practices and conceptions of teachers and students. These technologies, being directly inserted, in every way in the daily life of thousands of students. Internet users, ended up gaining a large space of performance in the school environment, which, incidentally, became a requirement, the result of social demands themselves. After all, a whole society, regardless of age group, lives connected to the virtual world. In the case of teaching history, use becomes even more necessary, since the questions of the past need to be connected with this present, which increasingly wants to be future. Therefore, we focus specifically on what have been the contributions of ICTs in the teaching of history, starting from the fieldwork in two schools of the São Luís Basic School.
Palavras-chave: Tecnologias de informação
Ensino de História
São Luís
Comunicação
Educação
Teoria da história
Brasil
Cultura escolar
Information technologies
Teaching History
St. Louis
Communication
Education
History theory
Brazil
School culture
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Simone Alves Vieira - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf649.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.