Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Simone Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T19:24:00Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25 | - |
dc.date.available | 2024-10-25T19:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Simone Alves. As tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em história: prática e concepções docentes e discente. 2019. 64f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411 | - |
dc.description.abstract | The research aims to discuss the recent insertion of new information and communication technologies in the teaching of history, the known ICTs. However, the main object of discussion is the uses and contributions of ICTs in the process of teaching history learning from the practices and conceptions of teachers and students. These technologies, being directly inserted, in every way in the daily life of thousands of students. Internet users, ended up gaining a large space of performance in the school environment, which, incidentally, became a requirement, the result of social demands themselves. After all, a whole society, regardless of age group, lives connected to the virtual world. In the case of teaching history, use becomes even more necessary, since the questions of the past need to be connected with this present, which increasingly wants to be future. Therefore, we focus specifically on what have been the contributions of ICTs in the teaching of history, starting from the fieldwork in two schools of the São Luís Basic School. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | São Luís | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da história | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Information technologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | St. Louis | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | History theory | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em história: práticas e concepções docentes e discente | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and communication technologies and the teaching and learning process in history: teaching and student practices and conceptions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abrantes, Elizabeth Sousa | - |
dc.contributor.advisor1ID | ABRANTES, E. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4087-0057 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7559467621216584 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa se propõe discutir a recente inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de História, as conhecidas TICs. Contudo, o objeto central de discussão são os usos e as contribuições das TICs no processo de ensino aprendizagem de História a partir das práticas e concepções docentes e discentes.. Estas tecnologias, por estarem diretamente inseridas, de todas as formas no cotidiano de milhares de internautas, acabaram ganhando um grande espaço de atuação no ambiente escolar, o que, aliás, se tornou uma exigência, fruto das próprias demandas sociais. Afinal, toda uma sociedade, independentemente de faixas etárias vive conectada ao mundo virtual. No caso do ensino de História, o uso se torna ainda mais necessário, uma vez que as questões do passado precisam estar conectadas com este presente, que cada vez mais quer ser futuro. Por isso, focamos especificamente em quais tem sido as contribuições das TICs no ensino de História, partindo do trabalho de campo em duas escolas da Rede Básica de ensino de São Luís. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Tecnologia da Informação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - Simone Alves Vieira - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf | 649.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.