Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Simone Alves-
dc.date.accessioned2024-10-25T19:24:00Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T19:24:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVIEIRA, Simone Alves. As tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em história: prática e concepções docentes e discente. 2019. 64f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3411-
dc.description.abstractThe research aims to discuss the recent insertion of new information and communication technologies in the teaching of history, the known ICTs. However, the main object of discussion is the uses and contributions of ICTs in the process of teaching history learning from the practices and conceptions of teachers and students. These technologies, being directly inserted, in every way in the daily life of thousands of students. Internet users, ended up gaining a large space of performance in the school environment, which, incidentally, became a requirement, the result of social demands themselves. After all, a whole society, regardless of age group, lives connected to the virtual world. In the case of teaching history, use becomes even more necessary, since the questions of the past need to be connected with this present, which increasingly wants to be future. Therefore, we focus specifically on what have been the contributions of ICTs in the teaching of history, starting from the fieldwork in two schools of the São Luís Basic School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da históriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectInformation technologiespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectSt. Louispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistory theorypt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação e o processo de ensino e aprendizagem em história: práticas e concepções docentes e discentept_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and the teaching and learning process in history: teaching and student practices and conceptionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se propõe discutir a recente inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de História, as conhecidas TICs. Contudo, o objeto central de discussão são os usos e as contribuições das TICs no processo de ensino aprendizagem de História a partir das práticas e concepções docentes e discentes.. Estas tecnologias, por estarem diretamente inseridas, de todas as formas no cotidiano de milhares de internautas, acabaram ganhando um grande espaço de atuação no ambiente escolar, o que, aliás, se tornou uma exigência, fruto das próprias demandas sociais. Afinal, toda uma sociedade, independentemente de faixas etárias vive conectada ao mundo virtual. No caso do ensino de História, o uso se torna ainda mais necessário, uma vez que as questões do passado precisam estar conectadas com este presente, que cada vez mais quer ser futuro. Por isso, focamos especificamente em quais tem sido as contribuições das TICs no ensino de História, partindo do trabalho de campo em duas escolas da Rede Básica de ensino de São Luís.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Simone Alves Vieira - HISTÓRIA UEMA 2019.pdf649.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.