Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaridade, Elda Regina de Sena-
dc.date.accessioned2024-09-23T19:11:36Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2024-09-23T19:11:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARIDADE, Elda Regina de Sena.Aplicação da teoria das filas para otimização da qualidade no atendimento: um estudo de caso no setor de helpdesk do Uniceuma. 2013. 67f. (Dissertação).Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas, Centro de Ciências e Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2013. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3119pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3119-
dc.description.abstractThis paper investigates the optimization of service time in the technical support center using the Queuing Theory as a tool. Was developed a field research for the Information of arrivals and service times of occurrences in centra! and from this information we calculated the variables involved in this queuing system. This research ied to the production of scientific articles related to the Theory of Queues. We used the queuing system M/M/S with a final analysis of the results in the experiment. Aiso described are various other queuing models using practical examples and the approach of the concepts underlying their mathematica! modeling such as Exponentia! distribution and Poisson, and an analysis of the theory and practice evidencing the queues through the tool Arena used to simulate the experiment analyzedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectCentral de suportept_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectDistribuição exponencialpt_BR
dc.subjectServicept_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectQueuing Theorypt_BR
dc.subjectSupport centerpt_BR
dc.subjectExponential distributionpt_BR
dc.titleAplicação da teoria das filas para otimização da qualidade no atendimento: um estudo de caso no setor de helpdesk do Uniceumapt_BR
dc.title.alternativeApplication of queuing theory to optimize service quality: a case study in the Uniceuma helpdesk sectopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833973908569237pt_BR
dc.contributor.advisor1Filho, João Coelho da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407354545744277pt_BR
dc.contributor.referee1Labidi, Sofiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474810859116416pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Edwaldo Eder Carvalho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0660692009750374pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a otimização do tempo de atendimento em uma central de suporte técnico utilizando a Teoria das Filas como ferramenta. Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter as informações de chegadas e tempos de atendimento das ocorrências na central e a partir dessas informações calculou-se as variáveis envolvidas nesse sistema de filas. A pesquisa originou como resultado a produção de artigo científico relacionado à Teoria das Filas, sendo utilizado o sistema de filas modelo M/M/S com uma análise final dos resultados no experimento. São descritos também os vários outros modelos de filas utilizando-se exemplos práticos bem como a abordagem dos conceitos intrínsecos à sua modelagem matemática, como por exemplo, a Distribuição exponencial e de Poisson, onde é feita uma análise prática e comprobatória da teoria das filas através da ferramenta Arena utilizada para simular o experimento analisadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS - PECSpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ELDA REGINA DE SENA CARIDADE - ENG. COMPUTAÇÃO E SISTEMAS CCT 2013.pdfPDF-A4.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.