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dc.creatorPimenta, Flaviana Mônica Farias-
dc.date.accessioned2024-07-02T20:09:42Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T20:09:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPIMENTA, Flaviana Mônica Farias. A universidade e a formação do(a) professor(a) como agente de inclusão: o curso de história da UEMA e a perspectiva de inclusão. 2018. 75f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2837pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2837-
dc.description.abstractAccording to the historical context of disability in mankind the view about the individual with disabilities takes different forms such as segregation, integration and inclusion, the latter quite late when we take into account the long path that has been taken until today. Thus, it is relevant to analyze how the History Course of the State University of Maranhão-SUMA has been training its students in the perspective of being teachers prepared to deal with the issue of inclusion in basic education. For this, a bibliographic survey was made to read and analyze works and texts pertinent to the research object. Readings of the Brazilian Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases-LDB 9.394/96, the National Education Plan-NEP (2014-2024), the Disability Statute and the Pedagogical Political Plan-PPP of the SUMA History Course of student reports on the practice of supervised training. There is still a lot to be done in order for the teacher training prepared for inclusion to happen and to provide for the elimination of barriers in the teacher's daily life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.subjectSegregationpt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectState University of Maranhãopt_BR
dc.titleA Universidade e a formação do (a) professor (a) como agente de inclusão: o curso de historia da UEMA e a perspectiva de inclusãopt_BR
dc.title.alternativeThe University and the training of the teacher as an agent of inclusion: the UEMA history course and the perspective of inclusionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPIMENTA, F.M.F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461098871157814pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fabio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1IDSILVA, F. H. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com o contexto histórico da deficiência na humanidade a visão acerca do indivíduo com deficiência toma formas diversas como a segregação, integração e inclusão, esta última bastante tardia quando levamos em consideração o longo caminho que se percorreu até hoje. Assim, torna-se relevante analisar como o Curso de história da Universidade estadual do Maranhão-UEMA vem formando seus alunos na perspectiva de serem professores preparados para lidar com a questão da inclusão no ensino básico. Para isso, fez-se um levantamento bibliográfico para leitura e análise de obras e textos pertinentes ao objeto de pesquisa. Leituras da Constituição brasileira de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases-LDB 9.394/96, do Plano Nacional de Educação-PNE (2014-2024), do Estatuto da pessoa com deficiência e do Plano Político Pedagógico-PPP do Curso de História da UEMA além de relatórios de estudantes na prática do Estágio supervisionado. Ainda há muito a caminhar para que a formação do professor preparado para a inclusão aconteça e proporcione a eliminação de barreiras no dia a dia do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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