Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2699
Título: | A aplicabilidade dos sinais de pontuação através do tipo textual narrativo, na produção textual dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrãao Barros Rodrigues |
Título(s) alternativo(s): | The applicability of punctuation marks through textual type narrative, in the textual production of students in the 6th year of Elementary School at Abrãao Barros Rodrigues Municipal School |
Autor(es): | Silva, Joyce Aline de Araújo |
Orientador: | Silva Neto, Antonio Cirílio da |
Membro da Banca: | Araujo, Ana Claudia Menezes |
Membro da Banca: | Cruz, Maricelia de Lemos |
Data do documento: | 2024-02-07 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo consiste em investigar o tipo textual narrativo e a aplicação de sinais de pontuação na produção textual dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, anos finais. É inquestionável a importância dos sinais de pontuação para a escrita, essa possibilita clareza e objetividade na mensagem entre emissor e receptor. Dessa forma, indagou-se: Como o tipo textual narrativo pode ser utilizado para o ensino dos sinais de pontuação? Sabe-se que, para que a escrita seja eficiente, torna-se preciso pensar em práticas que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem, por isso utilizamos o tipo textual narrativo como apoio no ensino dos sinais de pontuação, e consequentemente no seu processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, como base teórica utilizamos: Silva (2019), Bechara (2009), Dacanal (2015), Ferreira e Caixeta (2008) entre outros. Metodologicamente, como método de obtenção de dados aplicamos um questionário para a análise dos usos das pontuações na escrita de narrativas de alunos do 6º ano, para em seguida refletirmos e interpretarmos o que apontaram sobre os usos e funções dos sinais de pontuação na escrita. Por fim, notou-se que os alunos possuíam dificuldades na utilização prática dos sinais de pontuação apesar de estarem no 6º ano, refletindo também na interpretação dos mesmos no momento da leitura de qualquer texto, nesse sentido, saber usar os sinais de pontuação corretamente infere em um conhecimento que vai além da simples codificação e decodificação de signos linguísticos |
Resumo: | The main objective of this study is to investigate the narrative textual type and the application of punctuation marks in the textual production of students in the 6th year of elementary school, final years. The importance of punctuation marks for writing is unquestionable, as they enable clarity and objectivity in the message between sender and receiver. Therefore, the question was: How can the narrative textual type be used to teach punctuation marks? It is known that, for writing to be efficient, it is necessary to think about practices that make the teaching and learning process viable, which is why we use the narrative textual type as support in teaching punctuation marks, and consequently in their writing process. teaching and learning. Therefore, as a theoretical basis we use: Silva (2019), Bechara (2009), Dacanal (2015), Ferreira and Caixeta (2008) among others. Methodologically, as a method of obtaining data, we applied a questionnaire to analyze the uses of punctuation in writing narratives by 6th year students, and then reflect and interpret what they pointed out about the uses and functions of punctuation marks in writing. Finally, it was noted that students had difficulties in the practical use of punctuation marks despite being in the 6th year, also reflecting on their interpretation when reading any text, in this sense, knowing how to use punctuation marks correctly infers in knowledge that goes beyond the simple coding and decoding of linguistic signs |
Palavras-chave: | Pontuação Tipo textual narrativo Práticas de ensino. Produção textual - aplicações de sinais Escrita narrativa Ensino e aprendizagem - pontuação Língua portuguesa - textualidade - pontuação Evolução da escrita Punctuation Narrative textual type Teaching practices Text production - sign applications Narrative writing Teaching and learning - scoring Portuguese language - textuality - punctuation Evolution of writing |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JOYCE SILVA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.