Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joyce Aline de Araújo-
dc.date.accessioned2024-06-04T17:45:15Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T17:45:15Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Aline de Araújo . A aplicabilidade dos sinais de pontuação através do tipo textual narrativo, na produção textual dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrãao Barros Rodrigues . 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa \Inês - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2699pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2699-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to investigate the narrative textual type and the application of punctuation marks in the textual production of students in the 6th year of elementary school, final years. The importance of punctuation marks for writing is unquestionable, as they enable clarity and objectivity in the message between sender and receiver. Therefore, the question was: How can the narrative textual type be used to teach punctuation marks? It is known that, for writing to be efficient, it is necessary to think about practices that make the teaching and learning process viable, which is why we use the narrative textual type as support in teaching punctuation marks, and consequently in their writing process. teaching and learning. Therefore, as a theoretical basis we use: Silva (2019), Bechara (2009), Dacanal (2015), Ferreira and Caixeta (2008) among others. Methodologically, as a method of obtaining data, we applied a questionnaire to analyze the uses of punctuation in writing narratives by 6th year students, and then reflect and interpret what they pointed out about the uses and functions of punctuation marks in writing. Finally, it was noted that students had difficulties in the practical use of punctuation marks despite being in the 6th year, also reflecting on their interpretation when reading any text, in this sense, knowing how to use punctuation marks correctly infers in knowledge that goes beyond the simple coding and decoding of linguistic signspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPontuaçãopt_BR
dc.subjectTipo textual narrativopt_BR
dc.subjectPráticas de ensino.pt_BR
dc.subjectProdução textual - aplicações de sinaispt_BR
dc.subjectEscrita narrativapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - pontuaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - textualidade - pontuaçãopt_BR
dc.subjectEvolução da escritapt_BR
dc.subjectPunctuationpt_BR
dc.subjectNarrative textual typept_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectText production - sign applicationspt_BR
dc.subjectNarrative writingpt_BR
dc.subjectTeaching and learning - scoringpt_BR
dc.subjectPortuguese language - textuality - punctuationpt_BR
dc.subjectEvolution of writingpt_BR
dc.titleA aplicabilidade dos sinais de pontuação através do tipo textual narrativo, na produção textual dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrãao Barros Rodriguespt_BR
dc.title.alternativeThe applicability of punctuation marks through textual type narrative, in the textual production of students in the 6th year of Elementary School at Abrãao Barros Rodrigues Municipal Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Antonio Cirílio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Ana Claudia Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3344896265438168pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Maricelia de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1837066056790633pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo consiste em investigar o tipo textual narrativo e a aplicação de sinais de pontuação na produção textual dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, anos finais. É inquestionável a importância dos sinais de pontuação para a escrita, essa possibilita clareza e objetividade na mensagem entre emissor e receptor. Dessa forma, indagou-se: Como o tipo textual narrativo pode ser utilizado para o ensino dos sinais de pontuação? Sabe-se que, para que a escrita seja eficiente, torna-se preciso pensar em práticas que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem, por isso utilizamos o tipo textual narrativo como apoio no ensino dos sinais de pontuação, e consequentemente no seu processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, como base teórica utilizamos: Silva (2019), Bechara (2009), Dacanal (2015), Ferreira e Caixeta (2008) entre outros. Metodologicamente, como método de obtenção de dados aplicamos um questionário para a análise dos usos das pontuações na escrita de narrativas de alunos do 6º ano, para em seguida refletirmos e interpretarmos o que apontaram sobre os usos e funções dos sinais de pontuação na escrita. Por fim, notou-se que os alunos possuíam dificuldades na utilização prática dos sinais de pontuação apesar de estarem no 6º ano, refletindo também na interpretação dos mesmos no momento da leitura de qualquer texto, nesse sentido, saber usar os sinais de pontuação corretamente infere em um conhecimento que vai além da simples codificação e decodificação de signos linguísticospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOYCE SILVA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF A1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.