Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686
Título: Gêneros digitais na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Digital genres in the classroom: a methodological proposal for teaching Portuguese language in high school
Autor(es): Conceição Filho, Luiz Alves da
Leite, Thailine de Almeida
Orientador: Araujo, Ana Claudia Menezes
Membro da Banca: Magalhães, Francisco Mário Lima
Membro da Banca: Cruz, Maricélia de Lemos
Data do documento: 2024-02-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho visa propor metodologias ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, com a utilização dos gêneros digitais. O intuito é empregarmos essa ferramenta como material permanente de estudo, ensino e aprendizagem, haja visto que os gêneros digitais estão presentes na vida cotidiana e escolar dos alunos. Essas ferramentas tecnológicas são abordadas neste trabalho como recurso influenciador e motivador do aprimoramento das habilidades de produção textual, análises de discursos, compreensão de textos digitais na modalidade verbal e não verbal. Esta proposta foi desenvolvida no Centro de Ensino Josué Montello, na cidade de Santa Inês–MA, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nossa fundamentação teórica partiu dos estudos de Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), entre outros. Neste trabalho, utilizamos a abordagem de análises de textos digitais e das metodologias de ensino de Língua Portuguesa propostas pelos PCNs (2006), com ênfase nos estudos de gêneros textuais digitais. A partir da sondagem em sala de aula e dos resultados dos questionários aplicados à professora de Língua Portuguesa e aos alunos, obtivemos os resultados esperados. Sugerimos, então, uma proposta por meio de atividades para desenvolvermos as habilidades comunicativas através dos gêneros digitais e da Internet com os alunos. Acreditamos que esta proposta poderá influenciar em novos métodos de ensino, estudo e aprimoramento nas interpretações e produções textuais, por meio do recurso digital, na escola pesquisada e em outras
Resumo: This work aims to propose methodologies for teaching Portuguese in high school, using digital genres. The aim is to use this tool as permanent study, teaching and learning material, given that digital genres are present in students' daily and school lives. These technological tools are addressed in this work as an influencing and motivating resource for improving text production skills, discourse analysis, understanding digital texts in verbal and non-verbal modes. This proposal was developed at the Josué Montello Teaching Center, in the city of Santa Inês–MA, with 2nd year high school students. Our theoretical foundation came from studies by Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), among others. In this work, we use the approach of digital text analysis and Portuguese language teaching methodologies proposed by the PCNs (2006), with an emphasis on studies of digital textual genres. Based on the classroom survey and the results of the questionnaires applied to the Portuguese language teacher and students, we obtained the expected results. We then suggest a proposal through activities to develop communicative skills through digital genres and the Internet, with students. We believe that this proposal could influence new teaching, study and improvement methods in textual interpretations and productions, through digital resources, in the researched school and in others
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Ensino Médio
Gêneros textuais
Gêneros Digitais
Internet
Centro de Ensino Josué Montello
Métodos de ensino
Produção textual
Ensino e aprendizagem
Portuguese language teaching
High school
textual genres
Digital genres
Josué Montello Teaching Center
Teaching methods
Text production
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAILINE E LUIZ - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF - A17.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.