Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição Filho, Luiz Alves da-
dc.creatorLeite, Thailine de Almeida-
dc.date.accessioned2024-06-03T20:03:28Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T20:03:28Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO FILHO, Luiz Alves da.; LEITE,Thailine de Almeida.Gêneros digitais na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686-
dc.description.abstractThis work aims to propose methodologies for teaching Portuguese in high school, using digital genres. The aim is to use this tool as permanent study, teaching and learning material, given that digital genres are present in students' daily and school lives. These technological tools are addressed in this work as an influencing and motivating resource for improving text production skills, discourse analysis, understanding digital texts in verbal and non-verbal modes. This proposal was developed at the Josué Montello Teaching Center, in the city of Santa Inês–MA, with 2nd year high school students. Our theoretical foundation came from studies by Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), among others. In this work, we use the approach of digital text analysis and Portuguese language teaching methodologies proposed by the PCNs (2006), with an emphasis on studies of digital textual genres. Based on the classroom survey and the results of the questionnaires applied to the Portuguese language teacher and students, we obtained the expected results. We then suggest a proposal through activities to develop communicative skills through digital genres and the Internet, with students. We believe that this proposal could influence new teaching, study and improvement methods in textual interpretations and productions, through digital resources, in the researched school and in otherspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGêneros Digitaispt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Josué Montellopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjecttextual genrespt_BR
dc.subjectDigital genrespt_BR
dc.subjectJosué Montello Teaching Centerpt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.titleGêneros digitais na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeDigital genres in the classroom: a methodological proposal for teaching Portuguese language in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Ana Claudia Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3344896265438168pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Francisco Mário Lima-
dc.contributor.referee2Cruz, Maricélia de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1837066056790633pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa propor metodologias ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, com a utilização dos gêneros digitais. O intuito é empregarmos essa ferramenta como material permanente de estudo, ensino e aprendizagem, haja visto que os gêneros digitais estão presentes na vida cotidiana e escolar dos alunos. Essas ferramentas tecnológicas são abordadas neste trabalho como recurso influenciador e motivador do aprimoramento das habilidades de produção textual, análises de discursos, compreensão de textos digitais na modalidade verbal e não verbal. Esta proposta foi desenvolvida no Centro de Ensino Josué Montello, na cidade de Santa Inês–MA, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nossa fundamentação teórica partiu dos estudos de Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), entre outros. Neste trabalho, utilizamos a abordagem de análises de textos digitais e das metodologias de ensino de Língua Portuguesa propostas pelos PCNs (2006), com ênfase nos estudos de gêneros textuais digitais. A partir da sondagem em sala de aula e dos resultados dos questionários aplicados à professora de Língua Portuguesa e aos alunos, obtivemos os resultados esperados. Sugerimos, então, uma proposta por meio de atividades para desenvolvermos as habilidades comunicativas através dos gêneros digitais e da Internet com os alunos. Acreditamos que esta proposta poderá influenciar em novos métodos de ensino, estudo e aprimoramento nas interpretações e produções textuais, por meio do recurso digital, na escola pesquisada e em outraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAILINE E LUIZ - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF - A17.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.