Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Conceição Filho, Luiz Alves da | - |
dc.creator | Leite, Thailine de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T20:03:28Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03 | - |
dc.date.available | 2024-06-03T20:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO FILHO, Luiz Alves da.; LEITE,Thailine de Almeida.Gêneros digitais na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2686 | - |
dc.description.abstract | This work aims to propose methodologies for teaching Portuguese in high school, using digital genres. The aim is to use this tool as permanent study, teaching and learning material, given that digital genres are present in students' daily and school lives. These technological tools are addressed in this work as an influencing and motivating resource for improving text production skills, discourse analysis, understanding digital texts in verbal and non-verbal modes. This proposal was developed at the Josué Montello Teaching Center, in the city of Santa Inês–MA, with 2nd year high school students. Our theoretical foundation came from studies by Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), among others. In this work, we use the approach of digital text analysis and Portuguese language teaching methodologies proposed by the PCNs (2006), with an emphasis on studies of digital textual genres. Based on the classroom survey and the results of the questionnaires applied to the Portuguese language teacher and students, we obtained the expected results. We then suggest a proposal through activities to develop communicative skills through digital genres and the Internet, with students. We believe that this proposal could influence new teaching, study and improvement methods in textual interpretations and productions, through digital resources, in the researched school and in others | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Digitais | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Centro de Ensino Josué Montello | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | textual genres | pt_BR |
dc.subject | Digital genres | pt_BR |
dc.subject | Josué Montello Teaching Center | pt_BR |
dc.subject | Teaching methods | pt_BR |
dc.subject | Text production | pt_BR |
dc.title | Gêneros digitais na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital genres in the classroom: a methodological proposal for teaching Portuguese language in high school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araujo, Ana Claudia Menezes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3344896265438168 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Francisco Mário Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Maricélia de Lemos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1837066056790633 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa propor metodologias ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, com a utilização dos gêneros digitais. O intuito é empregarmos essa ferramenta como material permanente de estudo, ensino e aprendizagem, haja visto que os gêneros digitais estão presentes na vida cotidiana e escolar dos alunos. Essas ferramentas tecnológicas são abordadas neste trabalho como recurso influenciador e motivador do aprimoramento das habilidades de produção textual, análises de discursos, compreensão de textos digitais na modalidade verbal e não verbal. Esta proposta foi desenvolvida no Centro de Ensino Josué Montello, na cidade de Santa Inês–MA, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Nossa fundamentação teórica partiu dos estudos de Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Castells (2003), Travaglia (1996, 2009), PCNs (2006), entre outros. Neste trabalho, utilizamos a abordagem de análises de textos digitais e das metodologias de ensino de Língua Portuguesa propostas pelos PCNs (2006), com ênfase nos estudos de gêneros textuais digitais. A partir da sondagem em sala de aula e dos resultados dos questionários aplicados à professora de Língua Portuguesa e aos alunos, obtivemos os resultados esperados. Sugerimos, então, uma proposta por meio de atividades para desenvolvermos as habilidades comunicativas através dos gêneros digitais e da Internet com os alunos. Acreditamos que esta proposta poderá influenciar em novos métodos de ensino, estudo e aprimoramento nas interpretações e produções textuais, por meio do recurso digital, na escola pesquisada e em outras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santa Inês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC THAILINE E LUIZ - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF - A | 17.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.