Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2685
Título: | Uma proposta de intervenção semiótico-pragmatista nas artes visuais apresentadas no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for semiotic-pragmatist intervention in the visual arts presented in the textbook for the 9th year of Elementary School |
Autor(es): | Ramos, Tatiana Thays |
Orientador: | Silva Neto, Antonio Cirílio da |
Membro da Banca: | Nascimento, Fagner Gomes do |
Membro da Banca: | Cunha, Robson de Macêdo |
Data do documento: | 2024-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo realizar uma intervenção semiótica-pragmatista nas artes visuais apresentadas no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. As imagens selecionadas do livro serviram como objeto de análise. Com esse entendimento, se questionou sobre como se apresenta uma proposta de intervenção semiótico-pragmatista nas artes visuais a partir do livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, porque se nota a necessidade de se compreender as artes visuais e o impacto que elas têm no mundo e nas pessoas. Os conceitos mobilizados neste trabalho se fundamentam nas teorias de autores como Peirce (2017), Santaella (1999), Fidalgo e Gradim (2005) e Santaella e Nöth (2017). Metodologicamente, seguiu-se a pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em materiais já elaborados para fins de investigação. A pesquisa foi exploratória e, por fim, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa. Considerou-se que as artes visuais em livros didáticos não servem apenas como itens decorativos ou como ilustração do texto verbal. A própria imagem é fonte de informação, chegando a ser, em alguns casos, mais eficiente que o texto em si. Elas proporcionam não só uma compreensão mais fácil, como também mais aprofundada do contexto apresentado, como observado nas análises |
Resumo: | This work aims to carry out a semiotic-pragmatist intervention in the visual arts presented in the 9th grade elementary school textbook. The images selected from the book served as the object of analysis. With this in mind, the question was raised as to how to present a proposal for a semiotic-pragmatist intervention in the visual arts based on the 9th grade elementary school textbook, because there is a need to understand the visual arts and the impact they have on the world and on people. The concepts mobilized in this work are based on the theories of authors such as Peirce (2017), Santaella (1999) and Fidalgo and Gradim (2005), and Santaella and Nöth (2017). Methodologically, bibliographical research is used to gather information from materials that have already been prepared, for research purposes the research was exploratory and finally descriptive and qualitative research was used. It was considered that visual arts in textbooks do not serve only as decorative items or as an illustration of the verbal text, the image itself is a source of information that in some cases is more efficient than the text itself, they provide not only an easier but also a more in-depth understanding of the context presented, as observed in the analysis |
Palavras-chave: | Semiótica Artes visuais Pragmatismo Ensino fundamental Semiotics Visual Artes Pragmatism Elementary School |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TATIANA RAMOS - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF - A | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.