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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Tatiana Thays-
dc.date.accessioned2024-06-03T19:46:02Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T19:46:02Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationRAMOS, Tatiana Thays. Uma proposta de intervenção semiótico-pragmatista nas artes visuais apresentadas no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2685pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2685-
dc.description.abstractThis work aims to carry out a semiotic-pragmatist intervention in the visual arts presented in the 9th grade elementary school textbook. The images selected from the book served as the object of analysis. With this in mind, the question was raised as to how to present a proposal for a semiotic-pragmatist intervention in the visual arts based on the 9th grade elementary school textbook, because there is a need to understand the visual arts and the impact they have on the world and on people. The concepts mobilized in this work are based on the theories of authors such as Peirce (2017), Santaella (1999) and Fidalgo and Gradim (2005), and Santaella and Nöth (2017). Methodologically, bibliographical research is used to gather information from materials that have already been prepared, for research purposes the research was exploratory and finally descriptive and qualitative research was used. It was considered that visual arts in textbooks do not serve only as decorative items or as an illustration of the verbal text, the image itself is a source of information that in some cases is more efficient than the text itself, they provide not only an easier but also a more in-depth understanding of the context presented, as observed in the analysispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectVisual Artespt_BR
dc.subjectPragmatismpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleUma proposta de intervenção semiótico-pragmatista nas artes visuais apresentadas no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for semiotic-pragmatist intervention in the visual arts presented in the textbook for the 9th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/478267846860453pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Antonio Cirílio da-
dc.contributor.referee1Nascimento, Fagner Gomes do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260122881412262pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo realizar uma intervenção semiótica-pragmatista nas artes visuais apresentadas no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. As imagens selecionadas do livro serviram como objeto de análise. Com esse entendimento, se questionou sobre como se apresenta uma proposta de intervenção semiótico-pragmatista nas artes visuais a partir do livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, porque se nota a necessidade de se compreender as artes visuais e o impacto que elas têm no mundo e nas pessoas. Os conceitos mobilizados neste trabalho se fundamentam nas teorias de autores como Peirce (2017), Santaella (1999), Fidalgo e Gradim (2005) e Santaella e Nöth (2017). Metodologicamente, seguiu-se a pesquisa bibliográfica, com coleta de informações em materiais já elaborados para fins de investigação. A pesquisa foi exploratória e, por fim, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa. Considerou-se que as artes visuais em livros didáticos não servem apenas como itens decorativos ou como ilustração do texto verbal. A própria imagem é fonte de informação, chegando a ser, em alguns casos, mais eficiente que o texto em si. Elas proporcionam não só uma compreensão mais fácil, como também mais aprofundada do contexto apresentado, como observado nas análisespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

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