Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2684
Título: O uso das orações subordinadas adverbiais como ferramenta argumentativa, coesa e coerente no gênero textual redação
Título(s) alternativo(s): The use of adverbial subordinate clauses as an argumentative, cohesive and coherent tool in the textual genre of writing
Autor(es): Santana, Ana Carla Chaves Pereira
Almeida, Lizandra dos Santos
Matos, Marco Antonio Gomes de
Orientador: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Nascimento, Fagner Gomes do
Membro da Banca: Cunha, Robson de Macêdo
Data do documento: 2024-02-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A produção textual, especificamente de uma redação do tipo dissertativa-argumentativa, exige por parte do escritor o domínio da linguagem culta, conhecimento de mundo e conhecimento de normas gramaticais. Sobre esse último, objetivamos analisar as orações subordinadas adverbiais e a sua importância para a produção de uma boa redação. Nesse sentido, este trabalho teve como foco mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Padre Chagas em Santa Inês-MA, a utilidade do uso das orações subordinadas adverbiais para a produção de uma redação coesa, coerente e com apresentação de bons argumentos. A base teórica consistiu em autores como: Bechara (2009), Marcuschi (2010), Antunes (2003), Rocha Lima (2010) entre outros. Os alunos produziram uma redação dissertativa-argumentativa com base em uma aula prévia sobre as orações subordinadas adverbiais; sendo requerido a aplicação das orações subordinativas adverbiais e seus elementos para a construção de períodos sintáticos, coesos e coerentes, seguido da argumentatividade expositiva na produção de uma redação. Assim, após os dados obtidos, concluímos que a utilização das orações subordinadas adverbiais é uma ferramenta imprescindível para gerar coesão, coerência e argumentação na produção de uma redação
Resumo: Text production, specifically of na essay-argumentative writing, requires the writer to have mastery of cultured language, knowledge of the world and knowledge of grammatical rules. Regarding the latter, we aim to analyze adverbial subordinate clauses and their importance for producing good writing. In this sense, this work focused on showing students in the 3rd year of high school at Centro de Ensino Padre Chagas in Santa Inês-Ma, the usefulness of using adverbial subordinate clauses to produce a cohesive, coherent essay with presentation of good arguments The theoretical basis consisted of authors such as Bechara (2009), Marcuschi (2010), Antunes (2003), Rocha Lima (2010) among others. The students produced a dissertationargumentative essay based on a previous class on adverbial subordinate clauses; requiring the application of adverbial subordinating clauses and their elements to construct cohesive and coherent syntactic periods, followed by expository argumentativeness in the production of an essay. Thus, after the data obtained, we conclude that the use of adverbial subordinate clauses is an essential tool for generating cohesion, coherence and argumentation in the production of an essay
Palavras-chave: Redação
Coesão
Coerência
Argumentação
Orações subordinadas adverbiais
Produção textual - escrita
Língua culta - Brasil
Língua portuguesa - normas gramaticais
Essay
Cohesion
Coherence
Argumentation
Adverbial subordinate clauses.
Text production - writing
Cultured language - Brazil
Portuguese language - grammatical norms
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – GISELE FONTENELE; WESLEY MOTA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF A2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.