Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Ana Carla Chaves Pereira-
dc.creatorAlmeida, Lizandra dos Santos-
dc.creatorMatos, Marco Antonio Gomes de-
dc.date.accessioned2024-06-03T19:44:05Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T19:44:05Z-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Carla Chaves Pereira; ALMEIDA, Lizandra dos Santos; MATOS, Marco Antonio Gomes de. O uso das orações subordinadas adverbiais como ferramenta argumentativa, coesa e coerente no gênero textual redação. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2684pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2684-
dc.description.abstractText production, specifically of na essay-argumentative writing, requires the writer to have mastery of cultured language, knowledge of the world and knowledge of grammatical rules. Regarding the latter, we aim to analyze adverbial subordinate clauses and their importance for producing good writing. In this sense, this work focused on showing students in the 3rd year of high school at Centro de Ensino Padre Chagas in Santa Inês-Ma, the usefulness of using adverbial subordinate clauses to produce a cohesive, coherent essay with presentation of good arguments The theoretical basis consisted of authors such as Bechara (2009), Marcuschi (2010), Antunes (2003), Rocha Lima (2010) among others. The students produced a dissertationargumentative essay based on a previous class on adverbial subordinate clauses; requiring the application of adverbial subordinating clauses and their elements to construct cohesive and coherent syntactic periods, followed by expository argumentativeness in the production of an essay. Thus, after the data obtained, we conclude that the use of adverbial subordinate clauses is an essential tool for generating cohesion, coherence and argumentation in the production of an essaypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectCoerênciapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectOrações subordinadas adverbiaispt_BR
dc.subjectProdução textual - escritapt_BR
dc.subjectLíngua culta - Brasilpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - normas gramaticaispt_BR
dc.subjectEssaypt_BR
dc.subjectCohesionpt_BR
dc.subjectCoherencept_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectAdverbial subordinate clauses.pt_BR
dc.subjectText production - writingpt_BR
dc.subjectCultured language - Brazilpt_BR
dc.subjectPortuguese language - grammatical normspt_BR
dc.titleO uso das orações subordinadas adverbiais como ferramenta argumentativa, coesa e coerente no gênero textual redaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe use of adverbial subordinate clauses as an argumentative, cohesive and coherent tool in the textual genre of writingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Antonio Cilírio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Fagner Gomes do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260122881412262pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470810637303276pt_BR
dc.description.resumoA produção textual, especificamente de uma redação do tipo dissertativa-argumentativa, exige por parte do escritor o domínio da linguagem culta, conhecimento de mundo e conhecimento de normas gramaticais. Sobre esse último, objetivamos analisar as orações subordinadas adverbiais e a sua importância para a produção de uma boa redação. Nesse sentido, este trabalho teve como foco mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Padre Chagas em Santa Inês-MA, a utilidade do uso das orações subordinadas adverbiais para a produção de uma redação coesa, coerente e com apresentação de bons argumentos. A base teórica consistiu em autores como: Bechara (2009), Marcuschi (2010), Antunes (2003), Rocha Lima (2010) entre outros. Os alunos produziram uma redação dissertativa-argumentativa com base em uma aula prévia sobre as orações subordinadas adverbiais; sendo requerido a aplicação das orações subordinativas adverbiais e seus elementos para a construção de períodos sintáticos, coesos e coerentes, seguido da argumentatividade expositiva na produção de uma redação. Assim, após os dados obtidos, concluímos que a utilização das orações subordinadas adverbiais é uma ferramenta imprescindível para gerar coesão, coerência e argumentação na produção de uma redaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – GISELE FONTENELE; WESLEY MOTA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF A2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.