Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2682
Título: | A influência da literatura contemporânea no exercício do ensino: estratégias e ações para o desenvolvimento do hábito da leitura dos alunos da 3º série do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | The influence of contemporary literature on teaching: strategies and actions for developing students’ reading habits 3rd year of high school |
Autor(es): | Santos, Beatriz Sousa Moura, Danielle Araujo Campos Lira, Nágila Cristina Rodrigues de Oliveira |
Orientador: | Nascimento, Fagner Gomes do |
Membro da Banca: | Silva Neto, Antonio Cilírio da |
Data do documento: | 2024-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a influência da literatura contemporânea no exercício do ensino, tendo como objetivo mostrar que a literatura contemporânea é de fato uma influência fulcral na aquisição da leitura dos alunos através dos contos contemporâneos. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, pois não visa somente apresentar dados e sim, empenhar-se em analisar a atuação e desenvolvimento dos processos que levaram aos resultados alcançados, através da investigação feita nos alunos da 3ª série do Ensino Médio no Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral na cidade de Santa Inês - MA. A pesquisa estruturou-se com aplicações de questionários aos alunos, com oficinas de leituras de contos de autores como Marina Colasanti, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca, bem como atividades dinâmicas, como por exemplo a construção de um conto. Assim, estruturou-se uma pesquisa que possibilita averiguar adequadamente a eficiência da literatura contemporânea como instrumento didático em sala de aula para a construção e obtenção do hábito de leitura dos educandos. A pesquisa também é bibliográfica, pois apresenta dados levantados dos estudos teóricos para o embasamento deste estudo, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), o Documento Territorial Maranhense (Maranhão, 2019) Documento Territorial Maranhense II (Maranhão, 2022) como também, Solé (2014), Zilberman (1991, 2008 e 1998), Candido (2011), Cosson (2014), e autores que discutem acerca da leitura e da literatura contemporânea, salientado a importância e a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem os textos literários da contemporaneidade como instrumentos que favorecem a formação do leitor |
Resumo: | This research's theme is the influence of contemporary literature on teaching, aiming to show that contemporary literature is in fact a key influence on students' reading acquisition through contemporary short stories. This is a field research with a qualitative approach, as it does not only aim to present data but rather, strive to analyze the performance and development of the processes that led to the results achieved, through research carried out with students in Senior High School level at a State School Centro de Ensino Leuda da Silva Cabral in the city of Santa Inês - MA. The research was structured with questionnaires applied to students, with short story reading workshops by authors such as Marina Colasanti, Caio Fernando Abreu and Rubem Fonseca, as well as dynamic activities, such as the construction of a short story. Thus, a research was structured that makes it possible to adequately investigate the efficiency of contemporary literature as a teaching tool in the classroom for building and obtaining the reading habit of students. The research is also bibliographic, as it presents data collected from theoretical studies to support this study, namely the National Common Curricular Base (Brasil, 2018), the Documento Territorial Maranhense (Maranhão, 2019) Documento Territorial Maranhense II (Maranhão, 2022) as well as Solé (2014), Zilberman (1991, 2008 and 1998), Candido (2011), Cosson (2014), and authors who discuss reading and contemporary literature, highlighting the importance and need for pedagogical practices that value contemporary literary texts as instruments that favor the formation of the reader |
Palavras-chave: | Leitura Literatura contemporânea Estratégias de ensino. Leitura e contos contemporânea Literatura - instrumento didático Práticas pedagógicas- leitura Leitura e formação de leitor Educação - Leitura e cidadania - Santa Inês, MA reading contemporary literature teaching strategies Contemporary reading and stories Literature - teaching tool Pedagogical practices - reading Reading and reader training Education - Reading and citizenship - Santa Inês, MA |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - BAETRIZ SANTOS; DANIELLE MOURA; NÁGILA OLIVEIRA LIRA - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF A | 3.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.