Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2367
Título: | Entre cliques e reminiscências: Contribuições e possibilidades do documento fotográfico no ensino da história local de Barra do Corda/MA |
Título(s) alternativo(s): | Between clicks and reminiscences: Contributions and possibilities of photographic documents in teaching local history in Barra do Corda/MA |
Autor(es): | Araújo, Lamarck Souza Alcântara |
Orientador: | Pacheco Filho, Alan Kardec Gomes |
Membro da Banca: | Reis, Marcos Vinicius de Freitas |
Membro da Banca: | Duarte, Ana Lúcia Cunha |
Membro da Banca: | Barbosa, Viviane De Oliveira |
Data do documento: | 2023-02-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as contribuições do uso da fotografia através de um procedimento didático-metodológico para o ensino da história local, exemplificada sua aplicação por meio de um acervo fotográfico de cinco lugares de memória pertencentes ao município de Barra do Corda/MA. O estudo apresenta como a história local se manifesta por meio da fotografia enquanto fonte histórica de informação numa abordagem que obedeça às particularidades da localidade, instituindo a capacidade informativa do documento fotográfico tão capilar na modernidade. Tais compreensões são fundamentais para valorização da memória e dos espaços formadores de uma identidade cultural e social que a História enquanto componente curricular pode oferecer de forma efetiva, a fim de situar o estudante à sua realidade e seu lugar de convivência. Ademais, busca-se incentivar uma metodologia dinâmica de aprendizagem, utilizando-se de arquivos imagéticos públicos e privados que caracterize aspectos sociais e históricos da localidade no qual os estudantes estão inseridos. A abordagem teórico-metodológica a respeito das fontes imagéticas foi aportada por diversos autores, tais como: Mauad (1996), Kossoy (2007), Molina (2007), Belting (2014), Schwarcz (2014), dentre outros. Somado a isso, os autores Brandes (1994), Everton (2016), Carvalho (2017), Sarmento (2018), Silva (2020), Everton (2021), proporcionaram importantes análises no que tange ao contexto histórico-cultural na formação do município de Barra do Corda. Como produto/processo educacional foram elaboradas orientações didático-metodológicos no uso de documentos fotográficos para orientar a atividade educativa do professor de história na educação básica. |
Resumo: | This research presents and discusses the contributions of the use of photography through a didactic-methodological procedure for the teaching of the local history of Barra do Corda/MA, exemplified its application through the church-monument in the condition of place of memory of the conflict of Alto Alegre occurred in 1901. The study proposes to reflect on the ways that local history is manifested through photography as a historical source of information in an approach that obeys the particularities of the locality, instituting the informative capacity of the photographic document so capillary in modernity. Such understandings are fundamental for valuing memory and spaces that form a cultural and social identity that History as a school subject can effectively offer, in order to situate the student in his reality and in his place of coexistence. Furthermore, it seeks to encourage an active and dynamic learning methodology, using public and private imagery files that characterize social and historical aspects of the locality in which the students are inserted. The theoretical-methodological approach regarding imagery sources was contributed by several authors, such as: Mauad (1996), Kossoy (2007), Molina (2007), Belting (2014), Schwarcz (2014), among others. In addition, the authors Brandes (1994), Everton (2016), Carvalho (2017), Sarmento (2018), Silva (2020), Everton (2021), provided important discussions regarding the historical-cultural context in the formation of the municipality of Rope Bar. As an educational product/process, a digital guidebook was prepared with the didactic-methodological procedures in the use of photographic documents to guide the educational activity of the history teacher in basic education. |
Palavras-chave: | Ensino de História História local Memória Fotografias Barra do Corda/MA Teaching History Local history Memory Photographs Barra do Corda/MA |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lamarck Araújo - Dissertação (1)_1 - PDF - A.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto educacional Lamarck Araújo (1)_1 - PDF -A.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.