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dc.contributor.authorBarros, Izeth Nascimento-
dc.date.accessioned2023-05-08T17:22:23Z-
dc.date.available2023-05-08T17:22:23Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.otherCDU: D 376:004-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1842-
dc.description156 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional) -Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. João Augusto Ramos e Silva. Acompanha Produto: "As tecnologias assistivas no ensino da educação física: brincadeiras e jogos inclusivos"pt_BR
dc.description.abstractCom a pandemia do Novo Coronavírus da Covid-19, foram estabelecidas várias medidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a proliferação do vírus. Entre essas medidas estava o fechamento das escolas, fazendo com essas instituições de ensino buscassem, por meio do uso das tecnologias, adequar-se ao novo formato de aulas remotas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar como as escolas públicas da Educação Básica do município de Grajaú/MA inseriram as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, de modo a fomentar a inclusão dos estudantes com deficiência, durante a pandemia da Covid-19. Nessa direção, contou-se com as concepções teóricas de Bacich e Moran (2015; 2018), Sancho et al. (2006), Matoan (2000), Quintella (2018), entre outros, buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais que ocorreram durante a pandemia para garantir o ensino por meio do uso das TDIC. A pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolveu-se como pesquisa de campo e teve como sujeitos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e professores que atuam na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A coleta dos dados contou com aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas na perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram as barreiras enfrentadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Grajaú/MA para garantir os processos pedagógicos durante a pandemia, entre elas destacam-se: a falta de conectividade nas escolas, de recursos tecnológicos acessíveis, de formação para o uso das TDIC na prática docente, de tecnologias assistivas que atendam todas as especificidades dos alunos com deficiência e de condições de acessibilidade em plataformas digitais. Por outro lado, as instituições de ensino buscaram por meio da entrega de material pedagógico impresso, dar continuidade as aulas aos alunos com deficiência durante o ensino remoto emergencial. No boço desse cenário, que afeta toda a educação brasileira, é importante destacar a necessidade de formação continuada e de material pedagógico que auxiliem os professores a desenvolverem novas práticas pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva, utilizando-se das TDIC e das Tecnologias Assistivas no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência. Um produto educacional, fruto dessa pesquisa, foi elaborado na forma de e-book, cujo título “As Tecnologias Assistivas no Ensino da Educação Física: brincadeiras e jogos inclusivos”, o qual traz propostas pedagógicas que venham a contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiênciapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleEducação inclusiva e o uso das tdic na educação básica: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

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