Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1795
Título: O ensino da história local na rede pública municipal de Zé Doca: um olhar sobre os conteúdos trabalhados e suas fontes.
Autor(es): Martinho, Mailson
Data do documento: 2022-07-11
Editor: UEMA
Resumo: A História Local é uma abordagem histórica que se permite o trabalho com temáticas de espaços mais delimitados e, geralmente, próximos do educando, o que define o local como algo de enorme significância quando se pensa na formação do ser. Deste modo, a presente pesquisa tem como campo de estudo, o ensino de História Local na Rede Pública Municipal de Ensino de Zé Doca, e como objeto, os conteúdos ligados à história deste município e trabalhados pelos docentes dessa rede em suas aulas, bem como as fontes desses trabalhos em sala de aula. Em vista disso, o principal objetivo desta pesquisa é a análise das abordagens desenvolvidas acerca da história local do município de Zé Doca nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da reflexão dos conteúdos e as fontes que evidenciam a história desta cidade. Neste sentido, torna- se imprescindível o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas voltadas a reflexão de questões que se correlacionem com o conceito de História e de História Local, o Ensino de História e de História Local, bem como de fatos históricos ligados a cidade de Zé Doca, a partir da análise de textos já produzidos pela literatura, tais como artigos, teses, dissertações e outros textos impressos ou virtuais, bem como documentos oficiais e legislações, além de planos, projetos ou outros meios possíveis e produzidos pelos docentes e que possam comprovar o trabalho com temáticas locais. Assim também, parte deste estudo se volta a uma pesquisa de campo, a ser realizada com o intuito de levantar dados significantes para a pesquisa e a partir de realização de aplicação de questionários e entrevistas tanto com os docentes como com os discentes das escolas pesquisadas, bem como de moradores antigos e atuais da cidade de Zé Doca, para a produção do produto educacional que aqui se traz como proposição. A relevância desta temática está associada à importância que a História Local, e aqui de forma específica a história de Zé Doca, tem para a formação dos indivíduos, especialmente no que tange a compreensão histórica do mundo, dos processos e aspectos de formação identitários e da consciência histórica.
Palavras-chave: Ensino de História
Conteúdos
Fontes
História Local
Zé Doca
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.