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dc.contributor.authorNascimento, Linda Evelyn Sousa-
dc.date.accessioned2023-04-17T16:58:40Z-
dc.date.available2023-04-17T16:58:40Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.otherCDU: D 371.671:7.071.1-055.25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1787-
dc.description139 f.; il. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantespt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos são lugares de memória, fazem parte da cultura escolar e imprimem nos(as) estudantes uma visão de mundo e uma perspectiva da história, contudo, o patrimônio cultural de determinados sujeitos ainda é ínfimo nesses materiais didáticos. Dentre esses sujeitos encontram-se as mulheres artistas, que não tiveram a legitimação e a difusão de suas produções nos espaços que salvaguardam a memória, lugares ainda marcados pela concepção de genialidade artística masculina, com isso, cabe a reflexão e questionamento sobre a lógica androcêntrica que ainda faz parte desses espaços. Essa lógica revela o modo como a experiência e o olhar do sujeito masculino são apontadas como experiências de todos os indivíduos, de forma hegemônica e universalizante. Isso atravessa a importância dada à intelectualidade feminina e o reconhecimento de suas experiências, saberes e memórias. Poucas mulheres conseguiram adentrar na História da Arte, apesar de terem produções dos mais diversos estilos, escolas e movimentos artísticos, o reconhecimento destas é ínfimo. Reconhecer estas diferenças históricas na representação dos gêneros significa contribuir para uma visão crítica da História, identificando os fatores sociais que fomentam a marginalização da prática artística feminina. Há a necessidade de um olhar mais atento às produções artísticas femininas, inserindo a mulher como um sujeito ativo na criação de arte e não apenas como objeto de arte. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a representatividade das produções artísticas femininas nos livros didáticos a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) referente ao ano de 2020, pois configura um segmento importante na análise das relações de gênero na História. Para isso, foi utilizada a metodologia bibliográfica a partir do levantamento de referências teóricas e a análise documental.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectSub-representaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHistory Teaching-
dc.subjectWomen artists-
dc.subjectUnderrepresentation-
dc.subjectDidatic books-
dc.titleA sub-representação das mulheres artistas em livros didáticos de história (PNLD 2020)pt_BR
dc.title.alternativeThe underrepresentation of women artists in history textbooks (PNLD 2020)-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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