Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1779
Título: Cultura popular ludovicense na sala de aula : sambas-enredo como fonte histórica educativa (1975-1985)
Autor(es): Sousa, Mariana Pinheiro de
Data do documento: 2022-06-15
Editor: UEMA
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo a viabilização de uma proposta metodológica de ensino de História através do uso de sambas-enredo do Carnaval ludovicense (1975- 1985), de modo a refletir a cultura, afirmação histórica e identitária local. Tendo em vista as variedades discursivas da História Cultural, é possível propor novas metodologias, fontes e espaços de inserção didática que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as alternativas, a proposta é apresentar o Carnaval ludovicense como uma manifestação de grande potencial relacionado a transmissão de valores, preservação da memória, formação e criticidade do sujeito, possibilitando novas experiências de aprendizagem no ambiente escolar.
Palavras-chave: Ensino de História
Carnaval
Samba-enredo
São Luís
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mariana- PDF (3).pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto dissertação definitivo.pdf4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.