Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1779
Título: | Cultura popular ludovicense na sala de aula : sambas-enredo como fonte histórica educativa (1975-1985) |
Autor(es): | Sousa, Mariana Pinheiro de |
Data do documento: | 2022-06-15 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo a viabilização de uma proposta metodológica de ensino de História através do uso de sambas-enredo do Carnaval ludovicense (1975- 1985), de modo a refletir a cultura, afirmação histórica e identitária local. Tendo em vista as variedades discursivas da História Cultural, é possível propor novas metodologias, fontes e espaços de inserção didática que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as alternativas, a proposta é apresentar o Carnaval ludovicense como uma manifestação de grande potencial relacionado a transmissão de valores, preservação da memória, formação e criticidade do sujeito, possibilitando novas experiências de aprendizagem no ambiente escolar. |
Palavras-chave: | Ensino de História Carnaval Samba-enredo São Luís |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mariana- PDF (3).pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto dissertação definitivo.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.