Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Mariana Pinheiro de-
dc.date.accessioned2023-04-13T19:28:34Z-
dc.date.available2023-04-13T19:28:34Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.otherCDU: D 37:394.25(812.1)“1975/1985”-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1779-
dc.description116 f.; il. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2022. Orientador: Prof. Dr. Leonardo Dallacqua de Carvalho.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo a viabilização de uma proposta metodológica de ensino de História através do uso de sambas-enredo do Carnaval ludovicense (1975- 1985), de modo a refletir a cultura, afirmação histórica e identitária local. Tendo em vista as variedades discursivas da História Cultural, é possível propor novas metodologias, fontes e espaços de inserção didática que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as alternativas, a proposta é apresentar o Carnaval ludovicense como uma manifestação de grande potencial relacionado a transmissão de valores, preservação da memória, formação e criticidade do sujeito, possibilitando novas experiências de aprendizagem no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectSamba-enredopt_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.titleCultura popular ludovicense na sala de aula : sambas-enredo como fonte histórica educativa (1975-1985)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mariana- PDF (3).pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto dissertação definitivo.pdf4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.