Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1734
Título: | A estética dos cabelos crespos: identidade negra e resistência no cotidiano escolar em Pedreiras-MA |
Autor(es): | Nogueira, Tereza Cristiny Morais |
Data do documento: | 2019-04-11 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Essa pesquisa de dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as representações sobre o corpo, a estética e as identidades de jovens negras na contemporaneidade e contribuir às discussões sobre as relações étnico-raciais no ensino de História. Para tanto, tendo como espaço de análise uma escola da educação básica do município de PedreirasMA, o Centro de Ensino Oscar Galvão recorreu-se a uma perspectiva metodológica interdisciplinar com procedimentos variados, tais como revisão bibliográfica sobre o tema em estudo, observação direta, entrevista, aplicação de questionários e realização de oficinas. Procurou-se desenvolver uma escuta atenta ao que elas tinham a dizer sobre seus cabelos e suas experiências corpóreas dentro e fora do ambiente escolar. Foi observado que a construção identitária de cada jovem é representada no seu estilo de adornar o cabelo, na sua aceitação com suas madeixas crespas, nas suas histórias de vida, simbolizada no comportamento que elas têm na escola, na rua e em todo lugar da sociedade. Tal processo é compreendido como um ato de “tornar-se negro” exaltado e percebido na autoestima de cada uma delas. Por fim, a despeito dos avanços institucionais quanto à incorporação do tema na escola, a positivação da identidade negra não apenas continua como uma meta a ser alcançada, como também requisita um engajamento atento de professores, professoras, gestão escolar, supervisão, estudantes, às especificidades do contexto sócio histórico em pauta e às configurações variáveis de todos esses atores que fazem a história e o cotidiano do espaço escolar. Assim, como forma de valorizar o cabelo crespo, a autoestima dessas estudantes e combater a discriminação racial na escola, apresenta-se o “Catálogo Afro”, material didático para trabalhar com a temática em sala de aula |
Palavras-chave: | Ensino de História Cabelo Crespo Relações Étnico-raciais - Pedreiras-MA |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto-Dissertativo-Tereza-Cristiny-Nogueira1.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacacional-Teresa-Cristiny-Nogueira1.pdf | 22.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.