Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1732
Título: História política, biografia e imprensa: uma nova ferramenta para o ensino de História do Maranhão Contemporâneo por meio da trajetória política de José Sarney (1950-1970)
Autor(es): Bittencourt, Drielle Souza
Data do documento: 2019-04-26
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal a construção de um guia didático para professor de História do Ensino Médio, que tratará sobre a trajetória política de José Sarney, de 1950 a 1970. A hipótese central é que através do estudo sobre a biografia política de Sarney, também poderá ser compreendida a História Política do Maranhão. Os materiais adotados nas escolas maranhenses privilegiam a História do eixo sul-sudeste, dessa forma, a História do Maranhão carece de materiais didáticos e paradidáticos. Na construção da biografia política e, consequentemente, do guia didático, serão utilizados como fontes principais os jornais maranhenses O Imparcial, Jornal Pequeno e Jornal do Dia que, além de fontes, também são sujeitos históricos dos fatos aqui analisados, pois têm uma atuação bastante significativa. O uso dos jornais se justifica pela orientação teórica aqui adotada, centrada nos escritos do filósofo italiano Antonio Gramsci, que analisa o Estado de forma ampliada, ou seja, entre Sociedade Política e Sociedade Civil há uma forte interação, na última estão presentes os Aparelhos Privados de Hegemonia, neste trabalho os jornais, que incidem na formulação do consenso para nacionalizar o projeto político e econômico de uma classe (ou fração dela). Tratando-se do âmbito educacional, será apresentada uma possibilidade para construção de um ensino mais criativo e crítico através do modelo de Escola Unitária, proposta por Antonio Gramsci
Palavras-chave: Ensino de História
José Sarney - Biografia Política
Jornais
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto-dissertativo-Drielle2.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto-Educacional-Drielle1.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.