Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bittencourt, Drielle Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T14:30:29Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T14:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 929:070:37 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1732 | - |
dc.description | 135 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal a construção de um guia didático para professor de História do Ensino Médio, que tratará sobre a trajetória política de José Sarney, de 1950 a 1970. A hipótese central é que através do estudo sobre a biografia política de Sarney, também poderá ser compreendida a História Política do Maranhão. Os materiais adotados nas escolas maranhenses privilegiam a História do eixo sul-sudeste, dessa forma, a História do Maranhão carece de materiais didáticos e paradidáticos. Na construção da biografia política e, consequentemente, do guia didático, serão utilizados como fontes principais os jornais maranhenses O Imparcial, Jornal Pequeno e Jornal do Dia que, além de fontes, também são sujeitos históricos dos fatos aqui analisados, pois têm uma atuação bastante significativa. O uso dos jornais se justifica pela orientação teórica aqui adotada, centrada nos escritos do filósofo italiano Antonio Gramsci, que analisa o Estado de forma ampliada, ou seja, entre Sociedade Política e Sociedade Civil há uma forte interação, na última estão presentes os Aparelhos Privados de Hegemonia, neste trabalho os jornais, que incidem na formulação do consenso para nacionalizar o projeto político e econômico de uma classe (ou fração dela). Tratando-se do âmbito educacional, será apresentada uma possibilidade para construção de um ensino mais criativo e crítico através do modelo de Escola Unitária, proposta por Antonio Gramsci | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | José Sarney - Biografia Política | pt_BR |
dc.subject | Jornais | pt_BR |
dc.title | História política, biografia e imprensa: uma nova ferramenta para o ensino de História do Maranhão Contemporâneo por meio da trajetória política de José Sarney (1950-1970) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto-dissertativo-Drielle2.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacional-Drielle1.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.