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Título: Práticas experimentais como estratégia para o ensino de Botânica no ensino médio
Autor(es): Silva, Cássia Teixeira
Santos, Daniela de Lima
Data do documento: 2023-01-01
Editor: UEMA
Resumo: Dentre as diversas áreas da Biologia, a Botânica está entre as que apresentam maior dificuldade de assimilação de conteúdos. Destacam-se, dentre suas causas, o desinteresse dos alunos pelo tema, a falta de aulas práticas e de materiais didáticos facilitadores, perpassando também por deficiências na formação docente. Este estudo objetivou avaliar a importância da implementação de práticas experimentais no ensino de Botânica, de maneira a facilitar a assimilação dos conteúdos por alunos do Ensino Médio, tornando a aprendizagem significativa. O presente estudo foi realizado no Município de Zé Doca, em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma Estadual e outra Federal. Um questionário diagnóstico foi aplicado inicialmente com o intuito de verificar quais os temas de maior dificuldade entre os alunos. A partir dos resultados obtidos, foram realizadas aulas práticas para consolidação dos temas e do processo ensino-aprendizagem. A análise dos resultados selecionados evidenciou que a utilização de metodologias diferenciadas, que fogem do tradicional, aumenta o engajamento e o interesse dos alunos em relação à botânica, além de facilitar a aquisição e compreensão de conhecimentos botânicos. Considera-se que a mudança no processo de ensino da Botânica pode refletir positivamente na aprendizagem dos alunos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Atividades Experimentais
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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