Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cássia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniela de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T14:29:37Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T14:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-01 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 37.016:581 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706 | - |
dc.description | SILVA, Cássia Teixeira.; SANTOS, Daniela de Lima. Práticas experimentais como estratégia para o ensino de Botânica no ensino médio. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1706 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre as diversas áreas da Biologia, a Botânica está entre as que apresentam maior dificuldade de assimilação de conteúdos. Destacam-se, dentre suas causas, o desinteresse dos alunos pelo tema, a falta de aulas práticas e de materiais didáticos facilitadores, perpassando também por deficiências na formação docente. Este estudo objetivou avaliar a importância da implementação de práticas experimentais no ensino de Botânica, de maneira a facilitar a assimilação dos conteúdos por alunos do Ensino Médio, tornando a aprendizagem significativa. O presente estudo foi realizado no Município de Zé Doca, em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma Estadual e outra Federal. Um questionário diagnóstico foi aplicado inicialmente com o intuito de verificar quais os temas de maior dificuldade entre os alunos. A partir dos resultados obtidos, foram realizadas aulas práticas para consolidação dos temas e do processo ensino-aprendizagem. A análise dos resultados selecionados evidenciou que a utilização de metodologias diferenciadas, que fogem do tradicional, aumenta o engajamento e o interesse dos alunos em relação à botânica, além de facilitar a aquisição e compreensão de conhecimentos botânicos. Considera-se que a mudança no processo de ensino da Botânica pode refletir positivamente na aprendizagem dos alunos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades Experimentais | pt_BR |
dc.title | Práticas experimentais como estratégia para o ensino de Botânica no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental practices as a strategy for teaching Botany in high school | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CASSIA; DANIELA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2023.pdf | PDF - A | 641.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.