Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1695
Título: Indígenas nos livros didáticos: uma análise das representações dos povos indígenas nos livros de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense (2017-2018)
Autor(es): Rabelo, Diego Fernando Silva
Data do documento: 2019-04-12
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa acadêmica tem por objetivo analisar como os livros didáticos de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense representam os povos indígenas nos textos e nas iconografias. Partimos da hipótese que a partir do advento da lei 11. 645/08 os povos indígenas passaram a ser representados com maior ênfase nos livros didáticos, porém continuaram sendo retratados de forma folclorizada, estereotipada, romantizada e homogeneizada. Neste sentido, a metodologia que fundamentou este estudo foi a pesquisa bibliográfica, historiográfica e documental, pois através desses métodos buscou-se analisar as representações discursivas e imagéticas que acompanham os capítulos dos livros didáticos no que versam sobre os povos indígenas. Para o estudo do conteúdo dos livros didáticos, focalizamos dois eixos: os textos escritos (os discursos) e os textos imagéticos (gravuras, pinturas etc.). Nesta etapa de análise pretendeu-se compreender como os autores dos livros didáticos construíram através da narrativa histórica discursos sobre a história e cultura dos povos indígenas e também verificar como as imagens os representaram. Os livros analisados fazem parte da coleção “História integrada” da editora Saraiva presente no guia do PNLD (2018). Em síntese o percurso metodológico para esta pesquisa foi o seguinte: 1. Levantamento e fichamento da bibliografia adotada para o aprofundamento da pesquisa; 2 Identificação dos livros didáticos de História; 3 Leitura dos livros didáticos nos capítulos que tratam da questão indígena; 4 Análise dos textos escritos (discursos) e iconografias (gravuras, pinturas etc); 5 Análise de alguns documentos oficiais como a lei 11. 645/08 que trata da questão indígena e também análise do último edital do PNLD no que concerne as recomendações para a temática indígena
Palavras-chave: Ensino de História
Povos indígenas
Livros Didáticos - História
Lei 11. 645/08
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto-Dissertativo-Diego-Rabelo1.pdf4.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto-Educacional-Diego-Rabelo1.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.