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dc.contributor.authorRabelo, Diego Fernando Silva-
dc.date.accessioned2023-01-23T18:18:07Z-
dc.date.available2023-01-23T18:18:07Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.other373.5:93/94(=1-82)"2017-2018"-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1695-
dc.description235 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barrospt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa acadêmica tem por objetivo analisar como os livros didáticos de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense representam os povos indígenas nos textos e nas iconografias. Partimos da hipótese que a partir do advento da lei 11. 645/08 os povos indígenas passaram a ser representados com maior ênfase nos livros didáticos, porém continuaram sendo retratados de forma folclorizada, estereotipada, romantizada e homogeneizada. Neste sentido, a metodologia que fundamentou este estudo foi a pesquisa bibliográfica, historiográfica e documental, pois através desses métodos buscou-se analisar as representações discursivas e imagéticas que acompanham os capítulos dos livros didáticos no que versam sobre os povos indígenas. Para o estudo do conteúdo dos livros didáticos, focalizamos dois eixos: os textos escritos (os discursos) e os textos imagéticos (gravuras, pinturas etc.). Nesta etapa de análise pretendeu-se compreender como os autores dos livros didáticos construíram através da narrativa histórica discursos sobre a história e cultura dos povos indígenas e também verificar como as imagens os representaram. Os livros analisados fazem parte da coleção “História integrada” da editora Saraiva presente no guia do PNLD (2018). Em síntese o percurso metodológico para esta pesquisa foi o seguinte: 1. Levantamento e fichamento da bibliografia adotada para o aprofundamento da pesquisa; 2 Identificação dos livros didáticos de História; 3 Leitura dos livros didáticos nos capítulos que tratam da questão indígena; 4 Análise dos textos escritos (discursos) e iconografias (gravuras, pinturas etc); 5 Análise de alguns documentos oficiais como a lei 11. 645/08 que trata da questão indígena e também análise do último edital do PNLD no que concerne as recomendações para a temática indígenapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectLivros Didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectLei 11. 645/08pt_BR
dc.titleIndígenas nos livros didáticos: uma análise das representações dos povos indígenas nos livros de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense (2017-2018)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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