Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rabelo, Diego Fernando Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T18:18:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T18:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-12 | - |
dc.identifier.other | 373.5:93/94(=1-82)"2017-2018" | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1695 | - |
dc.description | 235 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa acadêmica tem por objetivo analisar como os livros didáticos de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense representam os povos indígenas nos textos e nas iconografias. Partimos da hipótese que a partir do advento da lei 11. 645/08 os povos indígenas passaram a ser representados com maior ênfase nos livros didáticos, porém continuaram sendo retratados de forma folclorizada, estereotipada, romantizada e homogeneizada. Neste sentido, a metodologia que fundamentou este estudo foi a pesquisa bibliográfica, historiográfica e documental, pois através desses métodos buscou-se analisar as representações discursivas e imagéticas que acompanham os capítulos dos livros didáticos no que versam sobre os povos indígenas. Para o estudo do conteúdo dos livros didáticos, focalizamos dois eixos: os textos escritos (os discursos) e os textos imagéticos (gravuras, pinturas etc.). Nesta etapa de análise pretendeu-se compreender como os autores dos livros didáticos construíram através da narrativa histórica discursos sobre a história e cultura dos povos indígenas e também verificar como as imagens os representaram. Os livros analisados fazem parte da coleção “História integrada” da editora Saraiva presente no guia do PNLD (2018). Em síntese o percurso metodológico para esta pesquisa foi o seguinte: 1. Levantamento e fichamento da bibliografia adotada para o aprofundamento da pesquisa; 2 Identificação dos livros didáticos de História; 3 Leitura dos livros didáticos nos capítulos que tratam da questão indígena; 4 Análise dos textos escritos (discursos) e iconografias (gravuras, pinturas etc); 5 Análise de alguns documentos oficiais como a lei 11. 645/08 que trata da questão indígena e também análise do último edital do PNLD no que concerne as recomendações para a temática indígena | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos - História | pt_BR |
dc.subject | Lei 11. 645/08 | pt_BR |
dc.title | Indígenas nos livros didáticos: uma análise das representações dos povos indígenas nos livros de História do Ensino Médio adotado pela escola estadual Liceu Maranhense (2017-2018) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto-Dissertativo-Diego-Rabelo1.pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacional-Diego-Rabelo1.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.