Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1591
Título: | Quando leões contam histórias: contos como recurso didático para o ensino de História e Cultura Africana |
Autor(es): | Pereira, Joyce Oliveira |
Data do documento: | 2020-07-14 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O ensino de história é perpassado pela historiografia ocidental que produziu de lugares de memória em consonância aos seus escritores, europeus, e também com os povos que vieram a manter contato com estes. No que diz respeito à produção de identidades individuais e coletivas afirmou posições políticas de dominação e subordinação desde o século XVIII, incidindo diretamente na fabricação de imaginários sociais. Este trabalho busca compreender o processamento das historicidades de povos de África Ocidental através de contos levando em consideração a escrita de um conhecimento histórico que corresponda à superfície social onde essas narrativas foram produzidas numa proposta de abordagem decolonial. Utilizar-se-á como metodologia a História Cultural para a análise das evidências presentes nas narrativas de como os africanos construíram seus repertórios de representação social (CHARTIER, 2002). Essa digressão teórica teve como resultado o produto didático “Mate Masie: cinco contos de África” que conjuga orientações historiográficas, pedagógicas e metodológicas voltadas para docentes da disciplina de história nos anos finais. |
Palavras-chave: | Ensino de história Contos África Ocidental |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃOJOYCEOLIVEIRAPEREIRAFINAL.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ProdutoJoyceOliveiraPereiraFinal.pdf | 4.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.