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dc.contributor.authorPereira, Edilene Reis-
dc.date.accessioned2022-11-04T14:25:45Z-
dc.date.available2022-11-04T14:25:45Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:373.5-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1585-
dc.description134 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2021. Orientador: Prof. Dr. Yuri Michael Pereira Costapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo fundamenta-se na ideia de analisar como a História pode ser desenvolvida por meio de uma relação de ensino aprendizagem que estabeleça diálogo entre diferentes disciplinas, ou seja, priorizando uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a interdisciplinaridade no Ensino de História, promovendo uma abordagem teórica e prática voltada a uma aprendizagem contextualizada e necessária à vida social, educacional e cultural do aluno, com vistas à elaboração de um produto educacional destinado aos professores de História. De maneira mais específica a pesquisa tem a intenção de desenvolver uma discussão sobre os processos interdisciplinares e seus elementos de integralidade com as disciplinas que compõem o currículo escolar; verificar se há, entre os docentes pesquisados, conhecimentos acessíveis ao ensino interdisciplinar; elaborar um roteiro de oficinas pedagógicas à luz do diagnóstico realizado com os professores e; detalhar os resultados obtidos por meio de análises dos dados coletados, considerando o perfil pessoal e profissional do universo pesquisado e a concepção que este tem sobre a interdisciplinaridade e transversalidade de temas no Ensino de História. A coleta foi realizada a partir de questionário no formato virtual. Quanto ao percurso metodológico, este se classifica como descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Descritivo, por interpretar e analisar as informações dos autores que estudam as relações e os significados dos elementos que compõem o processo de interdisciplinaridade no âmbito estudantil. Exploratório, por familiarizar o pesquisador e o seu objeto através de sondagens que aprofundam o olhar investigativo para poder compreender e apresentar análises satisfatórias de acordo com a compreensão dos sujeitos partícipes. Em relação à pesquisa de campo, a instituição escolhida foi o Centro Educacional Professor Barjonas Lobão (CEPBL), localizada à Rua Oito, S/N, bairro do Cohatrac III, zona urbana de São Luís/MA. Foram escolhidos e analisados cinco professores de História da 2a série do Ensino Médio, sendo quatro com formação em História e um em Serviço Social, todos vinculados à Rede Estadual de Ensino do Maranhão. Os resultados indicam que os docentes concebem a interdisciplinaridade como um processo dinâmico que categoriza diversas formas de romper com o ensino tradicional, mas alguns encontram dificuldades na execução de aulas interdisciplinares no que se refere ao trabalho ao planejamento, ao relacionamento de horários, à troca de ideias e informações com os outros professores, na articulação de projetos interdisciplinares, entre outros descaminhos que inviabilizam a ação docente sob o viés da interdisciplinaridadept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de história no ensino médio: prática pedagógica de professores pelo viés da interdisciplinaridadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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