Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1578
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na disciplina de história em escolas da Rede Pública de São Luís: problema ou solução?
Autor(es): Muniz, Telma Maciel Cunha
Data do documento: 2020-06-06
Editor: UEMA
Resumo: Consideramos que houve grandes transformações na sociedade advindas da Sociedade da Informação/Conhecimento e a comunidade escolar incorporou essas mudanças, razão pela qual se exige adaptações dos agentes educacionais, principalmente do professor, que agora tem a função de mediador do conhecimento, com uma maior contribuição para o crescimento social do estudante. Desta forma, temos que a disciplina de História pode contribuir de forma expressiva para tal finalidade, mas é necessário que o docente esteja preparado para essa tarefa, pois vivendo em um mundo informatizado, não pode ficar restrito à sua formação inicial. Portanto, esta pesquisa aborda as mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos na sociedade, especialmente na escola; a entrada da Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas e as orientações legais específicas para o segmento educacional; as transformações ocorridas na História; os impactos na formação do professor, que agora é voltada para uma nova realidade escolar, onde o uso das tecnologias torna-se parte das metodologias empregadas em sala de aula; sendo consideradas um suporte para a educação do futuro, que é pautada principalmente no desenvolvimento humanístico do estudante. A fim tentar conhecer a realidade vivida pelos docentes em suas atividades escolares; perceber como aplicam as TICs na disciplina e saber quais recursos estão disponíveis para utilização, foram realizadas duas pesquisas de campo em sete escolas da Rede Pública de Ensino Básico de São Luís -MA, com quinze professores da disciplina de História e com oito coordenadoras das escolas escolhidas. O método usado para as pesquisas foi a abordagem qualitativa, sendo classificadas como descritivas, de caráter transversal. O instrumento de pesquisa foi a aplicação de questionários para os dois grupos. Os resultados demonstraram que os professores empregam alguns recursos tecnológicos nas aulas, mas ainda de forma restrita devido às dificuldades encontradas no que diz respeito aos suportes oferecidos, na infraestrutura da escola, na formação tecnológica do professor que ainda é muito pouca, além de que a falta de envolvimento do próprio docente influencia na escolha do uso dos recursos, acarretando no uso de recursos mais tradicionais como o livro didático e lousa. Foi constatado que independentemente da formação inicial ou continuada, do uso ou não uso dos recursos tecnológicos, os professores reconhecem a importância da utilização das TICs em sala de aula. Como produto da dissertação, foi elaborado de um material complementar para o professor intitulado Tecnologias Digitais na Escola: conhecendo para utilizar – Manual do professor
Palavras-chave: Ensino de História
Sociedade da Informação
TICs
Professores de História
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.