Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Josieuder Silva-
dc.date.accessioned2022-08-05T17:09:22Z-
dc.date.available2022-08-05T17:09:22Z-
dc.date.issued2021-08-11-
dc.identifier.otherCDU: D 37:330.831.8 (091)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1382-
dc.description271 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Monica Piccolo Almeida Chaves. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a analisar, em um primeiro momento, a trajetória histórica do neoliberalismo, percorrendo os casos paradigmáticos em que a defesa dos pressupostos neoliberais, como a redução dos gastos públicos, as privatizações e a precarização social, transformam-se em objetivos inquestionáveis da agenda governamental. Após este momento inicial, em que um espaço importante foi destinado à análise do governo de Roseana Sarney (1995-1998), em diálogo com a historiografia e com questões centrais do ensino de História e a Cultura Escolar com ênfase nos documentos curriculares, BNCC que contempla toda a que abrangem a educação básica brasileira e o DCTM abrangendo a educação básica no território maranhense com base na BNCC. Ainda em consonância com os possíveis usos do Livro Didático, será analisado o livro didático do nono ano mais adotado nas escolas da Rede Básica de Educação do Brasil, com vistas ao entendimento de como as questões presentes nas análises sobre o neoliberalismo são contempladas pelo livro didático e, assim, mapear como o neoliberalismo é trabalhado nas aulas de história. Por fim, recorrendo à historiografia e aos jornais maranhenses O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno, será construído um paradidático voltado para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, intitulado “Uma História que “Vale” a pena aprender”, com o objetivo de aproximar o saber acadêmico e o saber escolar, além de incorporar às aulas de História fontes documentais, como a imprensa, capazes de potencializar o ensino de um tema tão central, como o neoliberalismo, tomando como exemplo a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCultura Escolapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titlePolíticas entrelaçadas: Neoliberalismo, Cultura Escolar, Ensino de História e aproximação dos saberes acadêmico e escolar por meio do paradidático “Uma História que “Vale” a pena aprender”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Josieuder Silva Pereira.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Josieuder versão final para impressão (2) (1) (6).pdf3.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.