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dc.contributor.authorCarvalho, Carla Milena Miranda-
dc.date.accessioned2022-08-02T17:01:41Z-
dc.date.available2022-08-02T17:01:41Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.otherCDU: D 316.347:376.74(=414)(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1376-
dc.description105 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Viviane de Oliveira Barbosa. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractAs histórias contadas nos livros didáticos permanecem com cunho eurocêntrico, apesar de que a lei 10.639/03 ressalta, há quase duas décadas, a obrigatoriedade e importância da abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira, reforçada pelas Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). Ainda há certo negligenciamento dessas normativas no âmbito educacional e, em grande medida, isso tem relação com os preconceitos e estigmas em relação ao negro, e a mudança ainda lenta no currículo e nos conteúdos trabalhados no principal material didático usado pelos professores. Desse modo, neste trabalho, serão apresentados dados gerais sobre os debates dos autores que discutem o currículo de História no Brasil desde o colégio Pedro II até recentemente. Também, faz-se análise de livros didáticos aprovados no último PNLD (2018), bem com os adotados no Centro de Ensino Nazaré Ramos, a fim de promover um diagnóstico dos conteúdos contemplados nesses materiais. Sob este prisma, observou-se o material didático trabalhado na escola, para avaliar os temas e conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira. Numa segunda etapa, observou-se também as metodologias de ensino aplicadas na sala de aula pelos professores de História da escola, verificando em que medida elas abordam o legado africano no Brasil. Por fim, visando a promover um olhar pedagógico, com ações que viabilizem o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, a fim de contribuir para o processo de formação, afirmação da herança africana e construção da consciência histórica no alunado, apresenta-se, como recurso pedagógico, uma cartilha educativa que valoriza as experiências da população afro-brasileira, com destaque às reminiscências africanas encontradas em comunidades quilombolas existentes no município de São Luís Gonzaga do Maranhão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Nazaré Ramos (São Luís Gonzaga do Maranhão)pt_BR
dc.subjectCartilha Educativapt_BR
dc.titleA cultura Afro-brasileira vai à escola: valorização do legado africano no Centro de Ensino Nazaré Ramospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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