Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trindade, Marcos Vinicius Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T16:12:00Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T16:12:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.citation | SOBRENOME, Nome do autor. Título da dissertação. 20XX. XXf. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 20XX. Disponível em: | - |
dc.identifier.other | CDU: D 94(81).088:82-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1374 | - |
dc.description | 110 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Carine Dalmás. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História e Literatura | pt_BR |
dc.subject | Romances autobiográficos | pt_BR |
dc.subject | Terror de Estado | pt_BR |
dc.subject | Resistência Cultural | pt_BR |
dc.title | Romances autobiográficos e Terror de Estado no Brasil: reflexões e propostas de abordagens de textos literários nas aulas de História | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho analisamos o uso da literatura como fonte histórica e sua abordagem nas aulas de História da Educação Básica. As obras literárias Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós e O que é isso, companheiro? (1979), de Fernando Gabeira constituem as fontes primárias do presente estudo. A partir delas procuramos demonstrar e propor formas de abordagem da repressão sistemática e violenta desencadeada pela Ditadura Empresarial-Militar brasileira (1964-1985) e os processos de resistência política e cultural organizados pelas vítimas do terror de Estado. Do ponto de vista teórico-metodológico nossa proposta explora a relação entre história e literatura e suas contribuições para a construção de saberes históricos na Educação Básica, operando na interface das memórias individuais e coletivas proporcionada pelo caráter autobiográfico das obras. Por último, apresentamos o paradidático HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA EM SALA DE AULA: propostas de abordagens de textos autobiográficos no ensino básico, voltado para professores de História do 9º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGHIST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS VINICIUS FERREIRA TRINDADE.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ALLAN_KARDEC_ARAUJO_ALVES.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.