Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTrindade, Marcos Vinicius Ferreira-
dc.date.accessioned2022-08-02T16:12:00Z-
dc.date.available2022-08-02T16:12:00Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.otherCDU: D 94(81).088:82-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1374-
dc.description110 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Carine Dalmás. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisamos o uso da literatura como fonte histórica e sua abordagem nas aulas de História da Educação Básica. As obras literárias Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós e O que é isso, companheiro? (1979), de Fernando Gabeira constituem as fontes primárias do presente estudo. A partir delas procuramos demonstrar e propor formas de abordagem da repressão sistemática e violenta desencadeada pela Ditadura Empresarial-Militar brasileira (1964-1985) e os processos de resistência política e cultural organizados pelas vítimas do terror de Estado. Do ponto de vista teórico-metodológico nossa proposta explora a relação entre história e literatura e suas contribuições para a construção de saberes históricos na Educação Básica, operando na interface das memórias individuais e coletivas proporcionada pelo caráter autobiográfico das obras. Por último, apresentamos o paradidático HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIAS DA RESISTÊNCIA EM SALA DE AULA: propostas de abordagens de textos autobiográficos no ensino básico, voltado para professores de História do 9º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectRomances autobiográficospt_BR
dc.subjectTerror de Estadopt_BR
dc.subjectResistência Culturalpt_BR
dc.titleRomances autobiográficos e Terror de Estado no Brasil: reflexões e propostas de abordagens de textos literários nas aulas de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS VINICIUS FERREIRA TRINDADE.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ALLAN_KARDEC_ARAUJO_ALVES.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.