Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T18:44:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T18:44:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 069.12:94(812.1Caxias) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1373 | - |
dc.description | 92 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021.Orientador: Prof. Dr. Jakson dos Santos Ribeiro. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal a apresentação do guia educativo resultante da problematização dos limites e potencialidades da construção de narrativas históricas para formação de consciências e identidades, tendo como espaço empírico de observação as experiências práticas do Memorial da Balaiada e a produção do conhecimento histórico local na cidade de Caxias, Maranhão. Assim, ao explorar a história, as experiências práticas e as avaliações subjetivas de atores institucionais, foi possível criar as bases para a proposição de um produto didático-pedagógico, direcionados aos visitantes, alunos e professores que acessam o Memorial da Balaiada, com a intenção de promover reflexões e ações concernentes ao papel do saber histórico e seu lugar social na contemporaneidade. As principais bases teóricas do trabalho estão assentadas sobre a discussão recente acerca da produção do conhecimento histórico e seu papel para a formação de identidades, narrativas e memórias sociais. Para tanto, a pesquisa recorre a estratégias metodológicas variadas, tais como: análise de documentos institucionais, exploração de ações e a realização de entrevistas com atores institucionais pertencentes ao universo em pauta. A reflexão sobre os modos de representação pública das identidades e memórias sociais produzidas pelo Memorial da Balaiada, por meio de suas narrativas, constitui um modo eficaz de problematização de experiências, redefinição de estratégias didáticas para o ensino de história local e produção de novos modelos pedagógicos que recolocam o lugar do historiador e da importância da formação de consciências históricas críticas no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Guia Educativo | pt_BR |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Consciências Históricas | pt_BR |
dc.title | O Museu Escola Memorial da Balaiada e o Ensino de História: identidades, história local e formação de consciências históricas em Caxias/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - PATRÍCIA SILVA SANTOS - PDF A_1.pdf | 41.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO - GUIA EDUCATIVO - PATRÍCIA SILVA SANTOS - PDF A_1.pdf | 56.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.