Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Silva-
dc.date.accessioned2022-08-01T18:44:54Z-
dc.date.available2022-08-01T18:44:54Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.otherCDU: D 069.12:94(812.1Caxias)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1373-
dc.description92 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021.Orientador: Prof. Dr. Jakson dos Santos Ribeiro. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal a apresentação do guia educativo resultante da problematização dos limites e potencialidades da construção de narrativas históricas para formação de consciências e identidades, tendo como espaço empírico de observação as experiências práticas do Memorial da Balaiada e a produção do conhecimento histórico local na cidade de Caxias, Maranhão. Assim, ao explorar a história, as experiências práticas e as avaliações subjetivas de atores institucionais, foi possível criar as bases para a proposição de um produto didático-pedagógico, direcionados aos visitantes, alunos e professores que acessam o Memorial da Balaiada, com a intenção de promover reflexões e ações concernentes ao papel do saber histórico e seu lugar social na contemporaneidade. As principais bases teóricas do trabalho estão assentadas sobre a discussão recente acerca da produção do conhecimento histórico e seu papel para a formação de identidades, narrativas e memórias sociais. Para tanto, a pesquisa recorre a estratégias metodológicas variadas, tais como: análise de documentos institucionais, exploração de ações e a realização de entrevistas com atores institucionais pertencentes ao universo em pauta. A reflexão sobre os modos de representação pública das identidades e memórias sociais produzidas pelo Memorial da Balaiada, por meio de suas narrativas, constitui um modo eficaz de problematização de experiências, redefinição de estratégias didáticas para o ensino de história local e produção de novos modelos pedagógicos que recolocam o lugar do historiador e da importância da formação de consciências históricas críticas no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGuia Educativopt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectConsciências Históricaspt_BR
dc.titleO Museu Escola Memorial da Balaiada e o Ensino de História: identidades, história local e formação de consciências históricas em Caxias/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - PATRÍCIA SILVA SANTOS - PDF A_1.pdf41.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO - GUIA EDUCATIVO - PATRÍCIA SILVA SANTOS - PDF A_1.pdf56.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.