Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1290
Título: Para ser um Romano: reflexões acerca dos modelos de cidadão em Catão e Cícero nos primeiros séculos da República
Autor(es): Neves, Amanda Cristina Amorim Silva
Data do documento: 2019-04-25
Editor: UEMA
Resumo: A sociedade romana tem seu legado diluído em nossa cultura nos mais diversos aspectos, inclusive no educacional. O trabalho aqui apresentado trata-se de um estudo acerca da perspectiva educacional romana no período da República (509 a 27 a. C) com destaque para os dois primeiros séculos, levando em consideração as perspectivas de Catão e Cícero e como estes perceberam a República e o papel da educação na manutenção desta. A leitura das obras desses autores e do contexto onde estes escreveram se mostrou muito importante para compreendermos esse momento e para entendermos a busca pela construção de um modelo de cidadão ideal na Roma Republicana. Para esta tarefa, partiremos da perspectiva de que a educação romana pode ser dividida em dois momentos. O primeiro momento pode ser definido como o de uma educação um pouco mais limitada ao viés prático que permanece até a conquista do território grego. Porém, a partir dessa dominação a influência grega vai afetar diretamente a forma de educar dos romanos, nos apresentando o que seria o segundo momento, onde a educação vai passer por uma fase de mudança e incorporação de novos aspectos. Nesse ponto, portanto, buscaremos refletir sobre o lugar destes modelos educacionais no interior do momento que a sociedade atravessava. Este lugar pode ser percebido relacionando-o aos interesses políticos e ideológicos, que nortearam uma mudança nos comportamentos. Em sua maioria, toda e qualquer perspectiva do que formavam o cidadão romano e perdurou pelos períodos a seguir, se deu em um modelo formado durante o período da República. Nessa etapa da história romana, se formaram o que chamamos de valores do cidadão romano que vão continuar até mais ou menos o fim da republica e começo do Império
Palavras-chave: Ensino de História
Roma
República
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Amanda-Neves.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.