Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Amanda Cristina Amorim Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T21:14:40Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T21:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
dc.identifier.other | D 94(376):321.728 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1290 | - |
dc.description | 113 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Profa. Drª Ana Livia Bomfim Vieira | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade romana tem seu legado diluído em nossa cultura nos mais diversos aspectos, inclusive no educacional. O trabalho aqui apresentado trata-se de um estudo acerca da perspectiva educacional romana no período da República (509 a 27 a. C) com destaque para os dois primeiros séculos, levando em consideração as perspectivas de Catão e Cícero e como estes perceberam a República e o papel da educação na manutenção desta. A leitura das obras desses autores e do contexto onde estes escreveram se mostrou muito importante para compreendermos esse momento e para entendermos a busca pela construção de um modelo de cidadão ideal na Roma Republicana. Para esta tarefa, partiremos da perspectiva de que a educação romana pode ser dividida em dois momentos. O primeiro momento pode ser definido como o de uma educação um pouco mais limitada ao viés prático que permanece até a conquista do território grego. Porém, a partir dessa dominação a influência grega vai afetar diretamente a forma de educar dos romanos, nos apresentando o que seria o segundo momento, onde a educação vai passer por uma fase de mudança e incorporação de novos aspectos. Nesse ponto, portanto, buscaremos refletir sobre o lugar destes modelos educacionais no interior do momento que a sociedade atravessava. Este lugar pode ser percebido relacionando-o aos interesses políticos e ideológicos, que nortearam uma mudança nos comportamentos. Em sua maioria, toda e qualquer perspectiva do que formavam o cidadão romano e perdurou pelos períodos a seguir, se deu em um modelo formado durante o período da República. Nessa etapa da história romana, se formaram o que chamamos de valores do cidadão romano que vão continuar até mais ou menos o fim da republica e começo do Império | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Roma | pt_BR |
dc.subject | República | pt_BR |
dc.title | Para ser um Romano: reflexões acerca dos modelos de cidadão em Catão e Cícero nos primeiros séculos da República | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-Amanda-Neves.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.