Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1264
Título: Tapuitapera na rota dos foguetes: o impacto social da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara e a construção de sequências didáticas para o Ensino Fundamental de História
Autor(es): Silva, Adriana Monteiro da
Data do documento: 2019-04-09
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo tem por objetivo elaborar um histórico pautado numa discussão bibliográfica atualizada sobre a história de Alcântara. O recorte cronológico baseia-se no processo de implantação do Centro de Lançamento de Alcântara e seu impacto social nas comunidades que foram compulsoriamente relocadas na primeira fase de transferências proposta pelo projeto de construção do centro. Relacionamos o estudo da história da cidade entendida como espaço de construção de identidades sociais, com a elaboração de práticas pedagógicas para o ensino fundamental. Partimos do mapeamento temático baseado na análise e levantamento da produção acadêmica sobre o tema, bem como do estudo dos registros oficiais arquivados no Centro de Lançamento de Alcântara, na Prefeitura Municipal e nas entidades de classe que participaram ativamente no processo de transformação da cidade. Além disso, articulamos o conhecimento produzido nas Universidades sobre o tema com as possibilidades de sua abordagem na disciplina de História para o ensino fundamental. Para tanto, foram objetos de análise os dados sobre a rede de ensino fundamental em Alcântara, os livros didáticos de História do 1º ao 9º ano distribuídos pelo PNLD na rede municipal e as Diretrizes Curriculares do Maranhão para esse segmento. Como resultado das reflexões provocadas nesta pesquisa, apresentamos a proposta pedagógica em forma de sequências didáticas, destinadas aos professores e professoras de História e orientadas pela preocupação de contribuir para a construção de um entendimento crítico sobre os impasses sociais que envolveram a realização desse empreendimento.
Palavras-chave: Ensino de História
Identidades Sociais
Centro de Lançamento de Alcântara
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana-Monteiro-Silva1.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto-Educacional-Adriana-Monteiro-da-Silva1.pdf3.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.