Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adriana Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T21:41:36Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T21:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1264 | - |
dc.description | 128 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientador: Profa. Drª Carine Dalmás. (Acompanha documento adicional) | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo elaborar um histórico pautado numa discussão bibliográfica atualizada sobre a história de Alcântara. O recorte cronológico baseia-se no processo de implantação do Centro de Lançamento de Alcântara e seu impacto social nas comunidades que foram compulsoriamente relocadas na primeira fase de transferências proposta pelo projeto de construção do centro. Relacionamos o estudo da história da cidade entendida como espaço de construção de identidades sociais, com a elaboração de práticas pedagógicas para o ensino fundamental. Partimos do mapeamento temático baseado na análise e levantamento da produção acadêmica sobre o tema, bem como do estudo dos registros oficiais arquivados no Centro de Lançamento de Alcântara, na Prefeitura Municipal e nas entidades de classe que participaram ativamente no processo de transformação da cidade. Além disso, articulamos o conhecimento produzido nas Universidades sobre o tema com as possibilidades de sua abordagem na disciplina de História para o ensino fundamental. Para tanto, foram objetos de análise os dados sobre a rede de ensino fundamental em Alcântara, os livros didáticos de História do 1º ao 9º ano distribuídos pelo PNLD na rede municipal e as Diretrizes Curriculares do Maranhão para esse segmento. Como resultado das reflexões provocadas nesta pesquisa, apresentamos a proposta pedagógica em forma de sequências didáticas, destinadas aos professores e professoras de História e orientadas pela preocupação de contribuir para a construção de um entendimento crítico sobre os impasses sociais que envolveram a realização desse empreendimento. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Identidades Sociais | pt_BR |
dc.subject | Centro de Lançamento de Alcântara | pt_BR |
dc.title | Tapuitapera na rota dos foguetes: o impacto social da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara e a construção de sequências didáticas para o Ensino Fundamental de História | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 629.7:373.3 | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana-Monteiro-Silva1.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto-Educacional-Adriana-Monteiro-da-Silva1.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.