Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1216
Título: Formação de professores da EJA: a formação continuada e seus impactos nas práticas docentes na escola U.E.B. Roseno de Jesus Mendes
Autor(es): Araújo, Ana Paula Veras
Palavras-chave: Formação continuada
Educação de Jovens e Adultos
Prática docente
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho tem como tema a “ Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA”. Tendo como objetivo analisar os impactos da formação continuada na prática docente de professores atuantes na EJA, em uma escola da rede municipal da cidade de São Luís. O estudo segmenta-se a partir dos avanços e retrocessos da EJA diante do cenário educacional brasileiro, partindo para a verificação dos dispositivos legais que asseguram a garantia de políticas e programas educacionais voltados para a EJA, posteriormente discorre-se o percurso metodológico utilizado para a concretização da presente pesquisa, chegando aos resultados. A pesquisa configura-se como qualitativa e exploratória, tendo como base de estudo dispositivos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e a Constituição Federal de 1988, assim como autores como Paulo Ghiraldelli Junior (2009), Claudia Regina de Paula e Marcia Cristina de Oliveira (2011), além disso, este estudo contou com a participação dos professores e gestora da escola lócus da pesquisa e uma técnica da Secretaria Municipal de Educação. Como técnica para a coleta de dados, optou-se por entrevista semiestruturada e observação da atuação dos professores em sala de aula. Os resultados obtidos demostram que a formação continuada ainda necessita ser compreendida por parte dos professores como processo formativo de extrema importância para suas práticas docentes em sala de aula, visto que as metodologias utilizadas pelos mesmos, em grande maioria, não demostram estarem adequadas às especificidades dos alunos. Espera-se que, com as contribuições desta pesquisa, os cursos de formação continuada voltados para EJA sejam vistos como contribuições importantes e necessárias para as práticas docentes dos professores atuantes na mesma.
Descrição: 89 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Me. Diego Rodrigo Pereira.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1216
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA VERAS ARAUJO.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.