Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1199
Título: Dimensionamento de um aerogerador de pequeno porte
Autor(es): Dias, Nícolas da Silva
Palavras-chave: Energia renovável
Energia eólica
Projeto de aerogerador
Eficiência energética
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: A turbina eólica é a máquina capaz de transformar a energia cinética dos ventos em energia elétrica. Propõem-se o objetivo determinar a potência gerada pelo modelo teórico de turbina de pequeno porte utilizando os métodos analíticos e experimental. O arranjo experimental apresenta 3 pás para a entrada da massa de ar à 7 m/s resultando na movimentação do rotor, o qual por meio da caixa de multiplicação entregará 2750 rpm ao gerador de ímã permanente e que por fim gera uma saída de tensão de 24 V. Pelo método experimental foi determinado que o modelo produziu aproximadamente 13 Volts, a corrente se manteve no intervalo de 0,09 a 0,11 Ampéres e a potência produzida está compreendida entre 1,2 a 1,4 W para uma rotação do gerador de 1600 rpm. Nestas condições, o modelo apresentou uma eficiência de 60% considerando os dados da potência real média e a potência analítica média.
Descrição: 92 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Lourival Matos de Sousa Filho.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1199
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NÍCOLAS DA SILVA.pdf2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.