Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1194
Título: Análise do acoplamento corda-braço em uma guitarra elétrica e sua relação com o timbre do instrumento
Título(s) alternativo(s): Analysis of string-neck isolation in an electric guitar and its relationship with the instrument's timbre
Autor(es): Azevedo, Felipe Dias de
Data do documento: 2018
Resumo: Foram escolhidos dois tipos de braços de guitarra elétrica com madeiras diferentes. Eles foram fixados, em momentos distintos, ao conjunto de uma guitarra modelo Stratocaster, em que todos os seus componentes não foram trocados ao longo dos testes. Uma vez que cada braço foi acoplado ao corpo, procedeu-se fazendo a vibração mecânica apenas da sexta corda da guitarra (E). O som capturado diretamente deste instrumento musical foi armazenado para posterior análise. Para estes sons foram dados um tratamento a fim de se obter os seus harmônicos via transformada de Fourier para analisar os timbres produzidos por cada braço. Os espectros de harmônicos produzidos pela guitarra elétrica montada em cada braço foram comparados e não foi visto diferenças significativas entre eles. Dessa maneira, as variações de timbres de guitarras elétricas estão em função de outros fatores que não a madeira do braço em si, demonstrando uma irrisória relação de acoplamento da corda com o braço.
Palavras-chave: Guitarra elétrica
Timbre
Vibração
Electric guitar
Tones
Vibration
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. FELIPE AZEVEDO_1PDF-A.pdf728.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.