Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1178
Título: Plano de manutenção, operação e controle em ar condicionados do Centro de Ciências Tecnológicas do Campus Paulo VI
Autor(es): Guterres, Francisco José Costa
Data do documento: 2019
Resumo: A climatização de ambientes é fundamental para um melhor desempenho das atividades e conservação de materiais em determinado espaço. Para melhorar o conforto e a qualidade do ar dos ambientes do Centro de Ciências e Tecnológicas, faz uso de aparelhos condicionadores de ar, onde predomina os do tipo Split. Como as atividades de manutenção são essências para manter desempenho apropriado de todo sistema, realiza-se serviços de manutenção nos diversos equipamentos do prédio. Porém a realidade encontrada não é satisfatória no que diz respeito a funcionalidade dos ar condicionados, pois existem problemas físicos com estrutura do prédio inadequada para receber os condicionadores de ar, problemas elétricos com redes inadequadas e com baixa capacidade de carga, e problemas com a falta ou incorreta conservação dessas máquinas. Dessa forma este trabalho tem como objetivo fazer a relação dos condicionadores de ar e as condições em que se encontram, e propor medidas para melhoria desse cenário. Através disso, elaborar um plano para a manutenção, operação e controle adequado desses equipamentos. Ainda são propostas medidas para melhorar a estrutura física e elétrica afim de proporcionar o melhor desempenho do sistema de climatização.
Palavras-chave: Climatização
Centro Ciências Tecnológicas
Ar-condicionado
Split
Manutenção
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francisco_TCC_PMOC_Final.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.