Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1462
Título: Incentivo à leitura por meio do uso de poemas: um estudo aplicado na Escola Municipal Princesa Isabel com discentes do 9º ano
Título(s) alternativo(s): Encouraging reading through the use of poems: a study applied at Escola Municipal Princesa Isabel with 9th grade students
Autor(es): Silva, Cleilton Magalhães da
Sousa, Maria Juliana Costa
Data do documento: 2022-08-03
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo discutir sobre a relevância dos poemas como ferramenta para o incentivo à leitura. Para tanto, foram utilizados autores como Cosson (2006), Zilberman (1998), Gebara (1997), Cândido (2004), Sorrenti (2007), Fiorin e Savioli (2006). Além disso, considerou-se as visões dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), uma vez que visam ajudar no desenvolvimento escolar dos discentes a partir dos seus objetivos e normas, e funcionam como instrumentos norteadores do ensino. Adicionalmente, foi aplicado um questionário com os alunos para avaliar a frequência do uso de textos literários, especificamente o poema, nas aulas de língua portuguesa. Conclui-se, que os poemas precisam ser usados desde o ensino fundamental, pois é grande o número de alunos que não possuem conhecimento sobre esses textos. Com isso, entende-se que quanto mais cedo o discente tiver relação com tal gênero, mais rápido desenvolverá o apreço pela leitura e assim vir tornar-se um indivíduo leitor.
Palavras-chave: Leitura
Textos literários
Poema
Reading
Literary texts
Poem
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc CLEILTON E MARIA JULIANA_1 PDF-A.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.