Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/785
Título: | Materiais concretos: uma estratégia para o ensino aprendizagem de geometria plana e espacial no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Concrete materials: a strategy for teaching and learning plane and spatial geometry in high school |
Autor(es): | Pontes, Valderlândio de Araújo |
Data do documento: | 2018-04-26 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da utilização de materiais concretos como estratégia para o ensino da Matemática e tem como tema Materiais concretos: Uma estratégia para o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio. Constituiu-se lócus de investigação a escola estadual CE Prof. Barjonas Lobão, localizada em São Luís/MA. Os sujeitos da pesquisa são 49 alunos da 1ª série do Ensino Médio, distribuídos em duas turmas (A e B), e 10 Professores de Matemática do referido Centro de Ensino. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo comparativo, tomando como ponto de partida referenciais teóricos que discutem o tema abordado; e empírico, do ponto de vista da estratégia de coleta de dados, a qual se realizou através do desenvolvimento de entrevista semiestruturada e minicursos. Estes tiveram como objetivo trabalhar o conteúdo sobre Geometria Plana e Espacial e averiguar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos. Aquela, investigar a concepção dos professores de Matemática sobre a utilização de materiais concretos no ensino de conteúdos matemáticos. Para a escolha do conteúdo tomou-se como base o desempenho dos alunos nos Simulados Diagnósticos Mais IDEB. A organização textual da pesquisa versa sobre os seguintes assuntos: considerações sobre o ensino da Matemática; análise de dados levantados pelo Plano Mais IDEB sobre os índices educacionais do Estado do Maranhão, especialmente os relativos ao CE Prof. Barjonas Lobão; descrição das etapas do minicurso sobre Geometria Plana e Espacial voltado para o desenvolvimento de habilidades específicas ainda não alcançadas pelos alunos da escola acima mencionada, de acordo com os Simulados Diagnósticos do Plano Mais IDEB. Graficamente apresentam-se e discutem-se os resultados da pesquisa, os quais confirmaram a hipótese de que a utilização de materiais concretos favorece a aprendizagem de conteúdos matemáticos e contribui para despertar o interesse dos alunos, consequentemente, interfere positivamente na redução das taxas de abandono e de reprovação dos alunos. |
Palavras-chave: | Material concreto Ensino aprendizagem Geometria plana e espacial Ensino médio Concrete material Teaching learning Flat and spatial geometry High school |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_VALDERLANDIO_PONTES_1 PDF-A.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.