Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/776
Título: Cálculo de áreas: uma abordagem através do GeoGebra no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Area calculation: an approach through GeoGebra in high school
Autor(es): Sousa, Vilson Morais de
Data do documento: 2018-04-17
Editor: UEMA
Resumo: A dificuldade na interpretação de ideias geométricas, muitas vezes tratadas de maneira demasiadamente abstrata ou sem uma boa representação gráfica, faz com que o aprendizado da Geometria seja frágil. Partindo da hipótese de que o uso da tecnologia em sala de aula pode ser um grande aliado para superar dificuldades, trazer representações claras, possibilitar a interatividade e uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos, este trabalho apresentará uma proposta de abordagem de alguns tópicos do cálculo de áreas, por meio de atividades desenvolvidas através do software GeoGebra. A proposta aborda conceitos que vão desde a noção intuitiva de área, passando por áreas clássicas como a área do triângulo, até o cálculo de áreas de figuras por meio de ideias relacionadas a noção de limite, noção que inclusive é pouco abordada no ensino básico e que através do GeoGebra pode facilmente ser assimilada, pelo menos intuitivamente. Como forma de validar a proposta, foi realizado um minicurso, com um grupo de 30 estudantes da primeira série do ensino médio, com este grupo foram apresentados conceitos e atividades, por meio de um estudo dirigido com foco em atividades dinâmicas e iterativas, possibilitadas pelo GeoGebra.
Palavras-chave: Matemática dinâmica
GeoGebra
Geometria
Geometria Plana
Dynamic mathematics
Geometry
Plane Geometry
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VILSON_SOUSA_1 PDF-A.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.